As pontes mais estranhas no mundo

EM 15 fev, 2018

Você atravessaria alguma dessas pontes?

por JotaB, 15/02/2018

Nenhuma pinguela pode assustar tanto quando se tem medo de alturas. E é justamente quando se está em uma pinguela que se descobre se tem ou não medo de altura.

Pinguelas.m. Ponte rústica feita com paus ou improvisada com troncos, sem proteção. Diria, “nenhuma proteção”.

 

Quando criança atravessava costumeiramente uma ponte, apelidada de “Ponte do Açúcar”, lá no interior de São Paulo, que liga minha terra natal à cidade vizinha onde mora um tio. Saia “caro” visitar esse tio. O medo só era compensado pelas brincadeiras com os primos e pela comilança preparada pela tia Pierina. Tinha uma outra ponte, muito parecida com a ponte Hercílio Luz aqui de Floripa (na verdade, o projeto e materiais são os mesmos; na ponte de São Paulo, houve alterações nas colunas de ferro; e agora, a de Floripa está sendo repaginada, então, digamos que de irmãs, passaram as pontes a serem primas).

E é aí, nesses momentos que o medo aflora. Anos depois, lá pelos idos de 1990, eu e um colega de trabalho, atravessamos a pé uma ponte toda de ferro, por onde no passado serviu de passagem para linha de trem; os dormentes ainda estavam lá; chovia naquele momento, o que deixava ainda mais perigoso e assustador a passagem… e a ponte estava numa altura assustadora e o rio lá embaixo era estreito e cheio de rochas…

Então, quem não tem histórias de pavor de travessia de pontes?  Que me conte uma.

Aqui vou relatar algumas pontes bem legais para se atravessar.

Ponte Triftbrücke (Suíça)

Pendurada algumas centenas de metros acima do belo lago alpino Thrift, cujas águas vêm das geleiras, a ponte é famosa tanto por sua confiabilidade quanto pelo pavor que causa em muitos visitantes. Quando a densa névoa da região paira sobre o local, então a impressão que fica é a de uma verdadeira “passarela para lugar nenhum”. Só falta uma placa com os dizeres “Bem-vindo a Silent Hill” para completar o quadro de terror.

Você atravessaria?

Eu sim. Atravessaria. Pela modéstia quantia de 1.000.000 €. Quem me paga?

27867074_2061417003887165_2976201156755854122_n

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ponte Ghasa (Nepal)

A longa ponte de aparência precária é parte do trajeto cotidiano dos moradores das montanhas do Nepal. Ainda assim, não é o passo calmo e vagaroso dos burros que os carregam que tornam o trajeto menos emocionante.

Essa eu até atravessaria. Com vendas nos olhos e amarrado em algum burro. Se eu cair, não morro sozinho.

Ilha de Bornéu (Malásia)

A aparência rudimentar dessa ponte de bambu não poderia deixar mais claros os motivos que a tornam assustadora — especialmente se você for mais pesado ou tiver problemas para conseguir manter o equilíbrio.

Essa eu deixo para o povo do lugar. Dispenso. Imagina se você cai e finca fincado em algum desses bambus???!!

Capilano Suspension Bridge (Canadá)

Localizada em uma região histórica perto de Vancouver, a ponte fornece uma visão impressionante da floresta congela que cruza e dá aos corajosos que a atravessam a chance de tocar o topo de pinheiros seculares. Ainda assim, cair lá de cima parece uma ideia duplamente ruim: se você sobreviver à morte provável da queda, ainda terá que lidar com as baixas temperaturas.

Me pergunto como alguém tem a capacidade de construir algo assim. Será que quem construiu teve a coragem de atravessar?

Região de Diamer (Paquistão)

Como se não bastasse o Paquistão ser o vencedor disparado de pontes estranhas nessa lista, duas delas cruzam o mesmo rio, o Hunza. A primeira, que você vê logo abaixo, parece ser a mais segura das duas, por mais frágil que aparente ser – o que não a torna menos medonha, é claro.

Reparou que ela sai e entra num túnel, no meio da montanha? Como esse povo gosta de andar por buracos…. Eu tô fora. Não atravessaria, além do que, isso está muito mais para um balanço do que pra ponte.

Ponte de raízes (Índia)

Por mais que seja formada pelos relativamente finos pedaços de raiz das árvores centenárias nas margens do rio, a ponte é segura o bastante para aguentar o peso das centenas de milhares de turistas que a visitam com frequência. Ainda assim, o ar macabro certamente parece obra de algum bruxo maligno da floresta.

Selvagem. Na terra de cobras, é possível encontrar algumas cruzando esses galhos na ponte…

Heavenly Langkawi Bridge (Malásia)

Com suas estruturas de aço, piso largo e parapeitos elevados, pode até parecer que essa ponte só é perigosa por conta de sua altura – que certamente justifica o termo “celestial” no seu nome. No entanto, a altitude elevada é um perigo também por outro motivo: as fortes rajadas de vento, que muitas vezes levaram as autoridades a fechar a passarela.

 

Essa eu atravessaria. É irada, meu!!!! Faz uma curva fechada…. Deve dar maior frissom… Imagine-se atravessando e correndo….. Ulllll…..

Parque Nacional Deosay (Paquistão)

Por ser uma ponte relativamente larga e baixa, pode até parecer que não há muito o que temer nela. No entanto, a coisa muda de figura quando você percebe que a frágil estrutura de madeira serve de passagem para pesados veículos SUV, balançando perigosamente sobre a superfície da água.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essa só atravessaria na iminência de uma guerra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *