A Mudança no comportamento na arte de vender e comprar

EM 15 fev, 2018

Varejista estão apostando em nova forma de vender.

Compre no site, retire na loja e fique livre do frete.

por JotaB, em 15/02/2018

Quando saímos às compras queremos não apenas o melhor produto pelo melhor preço, mas -e principalmente- poder levar o produto ou que ele seja entregue o mais rápido possível. Isso se chama “ansiedade”.

Baseado nessa característica básica do consumidor, várias redes de loja estão apostando em nova forma de vender. Juntou-se à ideia o incremento considerável das vendas pela internet; com o surgimento de lojas especializas em vender qualquer coisa, através de lojas virtuais, a internet tornou-se ferramenta básica para um novo conceito em vender.

A ideia é o consumidor comprar pela internet no site de uma loja física, fazer todo processo de pagamento também pela internet e depois poder optar por onde retirar. Tem loja que disponibiliza uma loja física, ou então o depósito ou até mesmo pelo correio. E há loja contratando pontos de retirada (algumas lojas da rede de postos de combustível Ipiranga foram credenciadas como ponto de retirada da Casas Bahia).

Outras redes também já estão nesse sistema. Caso da Lojas Colombo, atuante em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Avaliados sites de grandes redes do sudeste e sul do país, a rede Colombo teve melhor desempenho nos quesitos “praticidade de operação do site”, “entrega mais rápida à distância” e “rastreabilidade”.

Fica observado que essas redes assumem diretamente todo sistema. Outras redes e lojas virtuais estão terceirizando lojas de venda (mesmo quando virtuais) e transferindo à elas toda a responsabilidade da entrega e garantias dos produtos. Ou seja, você acessa o site virtual da loja onde tem o que você quer comprar, mas no fechamento da compra, o site direciona para uma loja credenciada que fará todo trâmite final. Essas lojas teem exibido já, junto do produto e preço, o nome da loja que fará a venda.

 

“Comprar no site e retirar na loja é uma estratégia que traz vantagens…

…tanto para o consumidor, que não precisa ficar em casa para receber um produto, quanto para o varejista, já que enviar um item para uma loja é mais barato do que para a casa do cliente.”

Se até pouco tempo o consumidor tinha apenas um meio para receber um produto comprado através de um e-commerce, as grandes redes varejistas têm trabalhado para aumentar o número de opções. Um modelo que vem ganhando adeptos é o retire na loja, em que o cliente compra no site e pode agendar a retirada da mercadoria na loja física mais próxima. É uma estratégia que traz vantagens tanto para o consumidor, que não precisa mais ficar em casa nem pagar frete para receber um produto via Correios ou transportadora, quanto para os varejistas, já que enviar um item para uma loja é mais barato do que para a casa do cliente.

Dois exemplos de empresas que estão apostando no retire na loja são a Via Varejo, dona da Casas Bahia e do Pontofrio, e o Magazine Luiza. Na Via Varejo, o projeto, chamado Retira Rápido, começou no fim de 2015 e já foi expandido para o todo o Brasil. É possível comprar os itens elegíveis pelo site da Casas Bahia ou do Pontofrio e agendar para retirar em uma loja física. Se a loja tiver o item em estoque, é possível pegá-lo, normalmente, dentro de 24 horas. O serviço é gratuito. Caso a loja não tenha o item e o cliente more nas capitais Rio de Janeiro ou São Paulo, o produto é enviado gratuitamente do Centro de Distribuição para a loja, o que demora poucos dias.

A Via Varejo oferece, ainda, a possibilidade de retirada das mercadorias compradas online em agências dos Correios, serviço disponível em alguns municípios, ou em lockers, armários de autoatendimento instalados em postos Ipiranga localizados em São Paulo. A intenção da rede é acelerar essas opções de entrega para todo o país.

O Retira Rápido (comprar no site e retirar na loja ou nos Correios ou nos lockers) da Via Varejo já é a modalidade de entrega escolhida por 28% das compras finalizadas pelos sites da rede. Os celulares representam cerca de 60% dos pedidos do Retira Rápido.

No Magazine Luiza, o funcionamento é similar. O consumidor compra pelo site e confere se o item é elegível e se está disponível para retirada em uma das mais de 800 lojas da rede. Normalmente, a opção é válida para produto menores, como eletroeletrônicos e eletroportáteis. A retirada da mercadoria pode ser feita em poucas horas, se você mora em São Paulo, ou em um ou dois dias úteis, para as demais cidades. O frete também é grátis.

O número dos pedidos do Retira Loja, como é chamado o projeto do Magazine Luiza, aumentou 250% ao longo de 2017 até o mês de setembro e já chegou a 20% do total de pedidos feitos através do site da rede. Segundo a empresa, a modalidade está ajudando muito na conversão das compras feitas pelo site, porque o consumidor não paga o frete e pode retirar o produto em até 48 horas.
Matéria completa você vê em Gazeta do Povo, de Curitiba.
Fonte: Gazeta do Povo
casas bahia

Centro de Distribuição da Via Varejo, dona da Casas Bahia e do Pontofrio: empresa aposta no “compra no site, retire na loja” Foto: Gustavo Ribeiro/Divulgação

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