Vem Novembro Azul, vem…

EM 20 nov, 2017

O Mês do Homem chegou.

“Novembro Azul” é a campanha preventiva de combate ao câncer de próstata, a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino.

Você já visitou um urologista?

O câncer de próstata (CaP) permanece como a neoplasia sólida mais comum e a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) foram estimados 61.200 novos casos em 2016/2017 no Brasil, constituindo o tipo de câncer mais incidente nos homens (excetuando-se o câncer de pele não-melanoma) em todas as regiões do país, com 28,6% dos casos. Apesar dos avanços terapêuticos, cerca de 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem devido à doença. (1) Atualmente, cerca de 20% ainda são diagnosticados em estágios avançados, embora um declínio importante tenha ocorrido nas últimas décadas em decorrência, principalmente, de políticas de rastreamento da doença e maior conscientização da população masculina. (2)

Assim começa a “NOTA OFICIAL 2017″ sobre oRastreamento do Câncer de Próstata”, da Sociedade Brasileira de Urologia. (Nota na íntegra, clique AQUI.)

A Campanha “Novembro Azul” desenvolvida em todo o país, tem um objetivo bem claro: incentivar que os homens, principalmente com mais de 45 anos, façam o exame de toque retal, ou popularmente exame de próstata.

Aliado ao preconceito e ao machismo, a grande maioria dos homens retarda ou ignora o exame. Preventivo, ele pode diagnosticar cedo uma situação que, nesse caso, pode ser tratada, impedindo uma situação difícil e que pode até levar à morte.

É só procurar um urologista, fazer um específico exame de sangue e o de toque.

O exame pode ser feito em qualquer época do ano, mas como forma de incentivo, em Novembro e em todo mundo, infinitas ações por parte da imprensa e empresas, promovem o feito.

 

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *