Sono, a incrível arte de repor energias

EM 13 dez, 2019

Como ter um sono tranquilo.

por JotaB, 13/12/2019, 16h05m

 

À cada 16 horas, em média, nosso corpo pede uma pausa para fazer um “reset” em todas as suas funções, recarregar baterias e ficar pronto para a jornada seguinte.

Isso chama-se “dormir”.

Própria de todos os seres vivos da Terra, as horas do sono, que os especialistas dizem ser ideal de 6 a 8 horas, é o momento em que o corpo tem que relaxar para se readequar aao que está acontecendo com ele. Quando ele faz o “reset”, ele reorganiza todas as funções, absorve todas as informações (em forma de energias, proteínas, sais, etc), bem como se recompõe para combater qualquer agente ruim ou nocivo que ele verifique em seu sistema interno.

Uns precisam de 4 horas para esse processo. Outros 6, 8 ou 10 horas. Entretanto, tanto quem dorme abaixo de 4 horas, como quem dorme acima de 10 horas, criam situações adversas nesse sistema. Em ambos os casos, são ruins. É aquela sensação de “sono atrasado” (para quem dorme muito pouco ou abaixo das 4 horas) ou do relaxamento demasiado para além das 10 horas (aquela sensação de preguiça, por exemplo).

Mas uma coisa é fato. Um fator é visível nesse processo, mesmo quando a pessoa dormiu sua quantidade de tempo normal (nesse caso, ela “pensa” que dormiu): as jornadas mal dormidas, com sono interrompido por fatores como barulho ou calor intenso. Quando a pessoa não consegue cumprir sua jornada de sono de forma natural e completa, pode ter certeza de que a jornada acordada, a seguir, será muito, muito ruim. Dores de cabeça, sonolência, irritação no olhos, entre outros, são fatores que são visíveis nesse caso.

Algumas dicas que podem ajudar a não ter uma jornada de sono ruim:

  • Não coma muito e evite cafeína, nicotina e álcool pelo menos 4 horas antes de ir para a cama;
  • Mantenha um ritmo de sono, ou seja, vá para a cama na mesma hora todas as noites e tente manter essa rotina nos fins de semana;
  • Se não dormir em 30 minutos, levante-se e procure uma atividade relaxante como ouvir música suave ou ler;
  • Evite fazer anotações, ler ou assistir a TV na cama;
  • Tome um banho morno, tente relaxar e evite pensamentos desagradáveis. Quando o corpo está pronto para dormir, geralmente a temperatura dele cai. Um banho pode estimular a bioquímica do sono;
  • Exercite-se mais cedo, sempre antes e nunca depois do jantar, ou pelo menos 3 horas antes de dormir;
  • Escureça tudo! Geralmente, as pessoas dormem melhor em ambientes escuros;
  • Coma algo leve antes de deitar, como uma maçã, por exemplo;
  • Caso você tenha insônia ou dificuldade para dormir, evite dormir durante o dia ou, se estiver muito cansado, procure dormir menos de 1 hora;
  • Aprenda a dominar o estresse, faça um planejamento para diminuir o ritmo do dia- a dia, especialmente da segunda parte do dia.

Por fim, se o problema for estritamente o barulho externo, que vem da rua, do vizinho, a solução é resolver o problema acústico do quarto. Para isso, fale com uma empresa que fabrica esquadrias acústicas (a LOHN ESQUADRIAS produz portas e janelas, em PVC e Alumínio, que ofrecem resultados práticos e comprovados de redução acústica). Para falar com a LOHN, clique aqui.

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *