Sgt. Pepper´s – 49 anos depois

EM 1 jun, 2016

Em 01 de Junho de 1967, portanto, 49 anos de história, era lançado pela banda inglesa The Beatles, o mais revolucionário trabalho musical contemporâneo, que permaneceu por 27 semanas seguidas entre o mais ouvido nas emissoras inglesas e 15 semanas nas americanas.

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, popularmente conhecido como Sgt. Pepper, é o oitavo álbum de estúdio da banda “The Beatles“. Lançado em 1º de junho de 1967, tornou-se imediatamente enorme sucesso comercial e crítico, permanecendo durante 27 semanas no topo das tabelas de álbuns do Reino Unido e 15 semanas na primeira posição nos E.U.A.. A revista Time o considerou “uma evolução histórica no progresso da música” e a New Statesman elogiou a sua elevação da música pop ao nível de arte. O trabalho conquistou quatro Prêmios Grammy em 1968, incluindo a categoria Álbum do Ano, o primeiro LP de rock a receber tal honra.

Em agosto de 1966, os Beatles retiraram-se permanentemente das turnês e começaram um período de férias que durou três meses. Em novembro, durante um voo de regresso para Londres, Paul McCartney teve uma ideia para uma canção envolvendo uma banda militar da era Eduardiana, a qual eventualmente formaria o ímpeto para o conceito de Sgt. Pepper. As sessões de gravação do sucessor de Revolver começaram em 24 de novembro no Abbey Road Studio Two, com duas composições tematicamente ligadas à infância dos membros da banda: “Strawberry Fields Forever” e “Penny Lane“. No entanto, depois de serem pressionados pela EMI, as canções foram lançadas como um single de dupla face, e assim, não foram incluídas no trabalho final.

Em fevereiro de 1967, depois de gravarem a canção “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band“, McCartney sugeriu que os Beatles lançassem um LP inteiro que representasse um espectáculo feito pela banda fictícia Sgt. Pepper. Este grupo alter ego acabou por lhes dar liberdade para fazerem experiências musicais. Durante as gravações, a banda esforçou-se para melhorar a qualidade da produção em comparação com os seus lançamentos anteriores. Sabendo que não iriam tocar as canções ao vivo, adotaram uma abordagem experimental para composição, escrevendo canções como “With a Little Help from My Friends“, “Lucy in the Sky with Diamonds” e “A Day in the Life“. As técnicas inovadoras de gravação implementadas pelo produtor George Martin incluíam a aplicação liberal da modelagem de som com processamento de sinal e o uso de uma orquestra de quarenta integrantes a tocarcrescendos aleatórios. As gravações terminaram em 21 de abril de 1967. A capa, que mostra a banda em pose em frente a uma plateia de celebridades e de figuras históricas, foi criada pelos artistas britânicos Peter Blake e Jann Haworth, baseada num esboço de McCartney.

Sgt. Pepper é considerado pelos musicólogos como um álbum conceitual, que desenvolveu o uso da forma usual na música popular enquanto continuava a maturação artística vista nos álbuns anteriores dos Beatles. Desde então, tem sido descrito como um dos primeiros LPs de art rock, auxiliando o desenvolvimento do rock progressivo, e creditado como marco inicial da ‘Era do Álbum’. Além de importante trabalho da psicodelia britânica, o disco de multigêneros incorpora diversas influências estilísticas, incluindo vaudeville,circense, music hall, avant-garde, e música clássica ocidental e indiana. Em 2003, a Biblioteca do Congresso Americana inseriu Sgt. Pepper no Registo Nacional de Gravações, honrando o trabalho como “culturalmente, historicamente, ou esteticamente significante”. No mesmo ano, a revista Rolling Stonecolocou-o em primeiro lugar na lista dos “500 Melhores Álbuns de Sempre” com a justificação de que é “uma aventura inultrapassável em conceito, som, composição, arte da capa e tecnologia de estúdio pelo melhor grupo de todos os tempos de rock and roll.” Em 2014, já tinham sido vendidas mais de 30 milhões de cópias mundialmente, fazendo de Sgt. Pepper um dos álbuns mais vendidos da história da música. O Prof. Kevin J Dettmar, ao escrever para a Enciclopédia Oxford de Literatura Britânica, descreveu-o como “o mais importante e influente álbum de rock and roll alguma vez gravado”.

Fonte: Wikipédia

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *