Os ricos de Mônaco não tem mais onde morar

EM 9 mar, 2018

O principado está cheio demais de ricos. 

por JotaB, 09/03/2018, 11 horas de Brasília

Gostaria de dar a notícia de forma diferente. Dizendo que no Brasil tem tantos ricos que não tem mais onde eles morarem. Mas, no Brasil?

Bem, no Brasil é bem diferente. Tem muita terra pra se construir casa e tem muitos pobres que não tem onde morar por falta de condição financeira que lhes permitam.

Mas, no principado de Mônaco, a coisa está bem diferente. Não há mais espaço físico para se construir casa para os milionários que, à cada ano, aumenta a quantidade deles querendo morar lá.

A imobiliária Knight Frank estima que nos próximos dez anos devem passar a morar no país 16.100 milionários. O problema é onde ficarão suas casas. Segundo a empresa, não há mais espaço para novas residências, o que faz com que o valor do metro quadrado atinja valores bem altos, de R$ 210 mil a R$ 400 mil. Há prédios altos, casas nas encostas e até no subsolo.

Mas, por que tantos ricos querendo morar lá?

Mônaco é um dos seis microestados da Europa e um dos 24 do mundo. É governado há mais de sete séculos pela Casa de Grimaldi, sendo uma das 48 monarquias da atualidade. O país tem sua economia baseada no turismo e é conhecido por seu circuito de Fórmula 1, o Grande Prêmio do Mônaco, o casino de Monte-Carlo e por ser a sede do World Music Awards. Outro atrativo do Mônaco é a fama de “paraíso fiscal”, não estando os investidores sujeitos a impostos sobre renda. Por esses vários fatores, o Mônaco tem um dos custos de vida mais altos do planeta.

Sua população apresenta uma característica rara: seus habitantes nativos (os monegascos) são minoria em seu próprio país, perfazendo apenas 21,6% do total de habitantes. Os franceses são 28,4% e os italianos, 18,7%.

Uma a cada três pessoas que moram no país possui fortunas em suas contas bancárias e a estimativa é de que esse número cresça ainda mais. O problema é que não há espaço para mais gente. Além de ser conhecido como o país com a maior renda per capita do mundo, o local também tem a maior densidade populacional. Mas, afinal, por que os super-ricos estão escolhendo morar no Principado de Mônaco?

O especialista em riqueza global Oliver Williams, da consultoria WealthInsight, explica que a razão para a mudança é principalmente financeira. “Não há imposto sobre rendimento, nem tributação sobre as empresas com negócios que tenham a maior parte do seu trabalho em Mônaco. Desta forma, o imposto é a principal razão que encontramos para as pessoas desejarem se mudar para cá. A outra é simplesmente o estilo de vida”, avalia.

Fonte: Yahoo.com.br

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *