A concorrência chegou!
por JotaB, Floripa, 7/11/18, 17h40m
Já que vivemos um dia por vez, e essa é a regra pra viver com saúde, então, colocar um pouco de lazer na vida, em cada dia, faz bem.
Foi isso que a Netflix fez alguns anos atrás quando surgiu com uma proposta de exibição de programação televisiva e cinematográfica muito diferente. Mesclou as locadoras físicas com as virtuais, canais de tv aberto e fechado, rapidez, custo baixo e qualidade de serviço. Deu certo.
Em pouco tempo, a Netflix tornou-se, como pioneira, única e diferencial. Líder e assustadora. Começou a derrubar as tv´s pagas, influenciar na audiência das tv´s de canais abertos, nas rotinas das pessoas e na frequência da ida aos cinemas de rua e shopping.
Então, como tudo no mundo capitalista, chamou a atenção da concorrência. Disney, Fox e Amazon partiram para o ataque.
Mas a Netflix já visualizou que terá problemas se não agir rápido e agora.
Exemplo é a Disney começar a bloquear sua programação para a Netflix. A Fox segue esse caminho.
Pensando nisso, anos atrás (deve ter começado em 2015), a Netflix começou sua produção independente. E já fez vários sucessos.
O último que viralizou no mundo todo foi “La Casa de Papel”.
Mas, o probelma Netflix é a demora em uma produção chegar às telas. Da hora da concepção do projeto até o início de exibição, vão em média 4 anos. Isso vale para qualquer produtora, qualquer canal.
Como a Netflix quer insistir e se aprofundar em programação infantil e de família, ela já aderiu ao sistema da concorrência e já passou a planejar na antecedência, o que produzirá e levará ao ar.
Nota: Tem 15 dias que ela anunciou a produção de filmes que estrearão primeiro nos cinemas e depois em sua programação, como forma de fomentar a audiência e dar perspectiva dessas produções concorrerem aos prêmios de Cannes e Oscar.
Para 2019 está previsto a animação Go! Go! Cory Carson, um programa de animação baseado em brinquedos para crianças na fase da pré-escola, com Alex Woo (Wall-E, Ratatouille) e Stanley Moore (Procurando Dory, Universidade Monstros) atuando como produtores executivos. Klaus, um desenho em 2D escrito por Sergio Pablos (Meu Malvado Favorito); e Mighty Little Bheem, uma série pré-escolar feita pelo indiano Rajiv Chilaka ( do desenho infantil Chhota Bheem)
Para 2021 serão lançados Maya and the Three, uma série animada sobre uma princesa guerreira, onde Jeff Ranjo (de Moana) é o cabeça da produção; My Father’s Dragon, filme animado em 2D escrito por Meg LeFauve (Divertidamente) em que um jovem tenta encontrar uma besta mítica; e Pinóquio, em que o clássico personagem volta em uma animação dirigida pelo renomado Guillermo del Toro (Hellboy, O Labirinto de Fauno, A forma da Água).
E para 2022 foi anunciado Jacob and the Sea Beast, um filme feito em computação gráfica e escrito por Chris Williams (Moana, Big Hero 6, Bolt).
A Netflix também anunciou recentemente que lançará alguns filmes nos cinemas antes de enviar para o serviço de streaming, numa tentativa aberta de legitimar seus lançamentos para concorrer a prêmios da indústria do cinema.
Não há dúvidas de que a Netflix está adotando práticas da indústria cinematográfica em uma tentativa crescente de se reorientar como um conglomerado de entretenimento que deseja competir com os estúdios mais famosos de Hollywood.
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