Nada se perde. Tudo se Transforma.

EM 30 set, 2019

Um novo modelo de bueiro para ajudar o meio ambiente

O Bueiro Ecológico.

A frase do francês Lavoisier inspitou gerações em conceitos e ideias (“na vida nada se cria, tudo se transforma“). Mas agora, ela está renovada: “Nada se perde, tudo se transforma”.

Uma ideia que nasceu em Blumenau no final do ano passado, ganhou um novo destino. Santo Amaro da Imperatriz.

Diante da necessidade de resolver uma questão pública de coleta de lixo, Gilvan Hillesheim, comprador de uma fábrica de portas e janelas acabou se deparando com uma solução ecologicamente correta (e inédita) para um outro problema: o lixo que cai dentro de um bueiro defronte à fábrica em que trabalha.

Tudo começou com o incomôdo trazido pelo acúmulo de lixo feito à “céu aberto”, do outro lado da rua, defronte às instalações das fábricas da Lohn Esquadrias, em Santo Amaro da Imperatriz. Mesmo tendo a coleta três vezes por semana, e mesmo que se mantenham lixeiras apropriadas, a população do lugar persiste em depositar sem qualquer critério, o lixo doméstico, o que acarreta no mau cheiro, surgimento de bichos como ratos e baratas, sem contar com o lixo que acaba sendo espalhado por animais, como cães. O que acaba sendo um problema para a empresa, no outro lado da rua.

Na tentativa de busca de uma solução para este problema junto aos órgãos públicos, Gilvan descobriu que pela recorrência deste problema ser em toda a cidade, a prefeitura parte para o investimento em ações humanas de conscientização da população. Depois de vários contatos, com vários agentes de órgãos públicos, ele acabou apontando um outro problema: o lixo que corre pelas sarjetas e que acaba depositado em bueiros, causando entupimentos e, posteriormente, alagamentos em dias de chuva.

Foi neste ponto que surgiu a novidade e uma ideia, transformada em um projeto. A criação do bueiro inteligente.

Respaldada pela ideia que surgiu em Blumenau, no final de 2018, um vereador de Santo Amaro resolveu agir unindo a Secretaria do Meio Ambiente e empresários. E tudo é muito simples: os empresários bancam a fabricação das caixas inteligentes para os bueiros, a prefeitura instala e o serviço de limpeza pública se responsabiliza, periodicamente, em fazer a coleta do lixo que fica acumulado nestas caixas.

A chamada “caixa inteligente” é construida na medida exata do interior do bueiro onde será instalada, contendo uma porta na parte superior; toda vazada e feita de ferro, que é introduzida dentro do bueiro. Toda água que corre pelas sarjetas, ao cair neste bueiro inteligente, faz com que apenas a água entre para o coletor fluvial, mantendo a sujeira dentro desta caixa. A prefeitura nomeou o projeto de “1º Bueiro Ecológico“.

Neste primeiro momento, como ideia piloto, estão sendo instaladas duas caixas inteligentes: uma defronte da Escola Judite Adelina Schürhaus e outra defronte da Lohn Esquadrias.

Com essa ação social de apoio ao projeto, a Lohn Esquadrias resolve um problema que lhe afeta diretamente e parte mais uma vez para contribuir com o meio ambiente. Em Junho, a empresa eliminou todo o plástico usado internamente: retirou, por exemplo, copos descartáveis e mexidores de café, além de criar um alerta para substituir qualquer utensílio e material, proveniente do plástico, junto à fornecedores e nos seus produtos finais.

 

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *