Ilhas Cook, um paraíso no Pacífico

EM 7 maio, 2016

Uma ótima dica de passeio. Turismo internacional.

Em 2015 o arquipélago das Ilhas Cook completou meio século desde sua independência da Nova Zelândia, embora seu sistema de governo democrático-parlamentar funcione como um Estado livre associado ao país.

Principalmente vinculadas à cultura maori, seus costumes ancestrais são semelhantes aos da cultura do Taiti e aos dos nativos da Nova Zelândia.

As 15 ilhas que compõem o arquipélago ficam na parte Sul do Oceano Pacífico, entre as ilhas do Havaí e a Nova Zelândia.
Os maoris das Ilhas Cook têm danças parecidas com as danças taitianas e seus trajes femininos são muito semelhantes aos de Taiti, saias feita de folhas e duas metades de coco esvaziadas para cobrir os seios. Mas cada ilha do arquipélago tem danças peculiares.

Das ilhas, oito delas, as do norte, são atóis áridos e praticamente planas, e as sete ilhas do sul vulcânicas, por isso têm algumas elevações e são muito férteis, e onde se concentra a maior parte da população.

A maior população está na ilha de Rarotonga, onde fica o aeroporto internacional, e a capital, Avarua. Em todo o arquipélago vivem 13 mil pessoas, 74% delas na capital, onde a densidade é de 55 habitantes por quilômetro quadrado. Calcula-se ainda que mais de 50 mil naturais das ilhas vivem na Nova Zelândia.

Clima tropical com praias paradisíacas

Embora as Ilhas Cook devam seu nome ao explorador britânico James Cook – que as avistou em 1770 – elas foram descobertas em 1595 pelo navegador espanhol Álvaro de Mendaña e Neyra. O Capitão Cook as reivindicou para a coroa britânica, mas as ilhas só se transformaram em um protetorado britânico em 1888.

Atualmente o poder executivo das Ilhas Cook é a rainha britânica, Elizabeth II, Chefe de Estado. Ela exerce seu poder através de um representante, com um parlamento unicameral composto por 24 membros que se renova a cada quatro anos.

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *