Chazannnn… O Fio chegou!

EM 6 jun, 2016

O frio dos próximos 10 a 15 dias em Santa Catarina será sentido em todas as regiões do Estado. Não será exclusividade da Serra registrar temperaturas de zero grau ou até abaixo disso durante o período. Em Florianópolis e no Litoral Norte, por exemplo, as mínimas a partir de quinta-feira podem variar de 0 ºC a 3 ºC.

Enfim, o frio realmente chegou.

Por isso, os cuidados devem ser redobrados principalmente nos pontos onde o frio geralmente não é tão intenso. O meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, destaca que esta segunda-feira deve ser o dia com temperatura mais alta das próximas duas semanas.

A partir desta terça os termômetros começam a registrar baixas e o frio se espalha. Leandro Puchalski, meteorologista do Grupo RBS, explica que as temperaturas a serem registradas em cada região serão mais baixas em relação ao que tradicionalmente ocorre. Mesmo assim, a Serra continuará sendo o ponto com mais destaques.

— Temperatura mais baixa do ano foi – 4,3 ºC. A partir de quinta-feira podemos ter -6 ºC, -7 ºC na Serra_ explicou Puchalski.

O engenheiro agrônomo do Climaterra, Ronaldo Coutinho, destaca que o frio em regiões como Sul e Norte devem sentir o efeito na agricultura. Culturas como banana e maracujá devem ser mais atingidas pela geada. Coutinho diz que há formas de prevenção das plantações neste caso, mas elas se tornam caras.

Pastagens nativas e criações de peixes de clima mais ameno como o tilápia também devem sentir o frio mais forte, e mudas de reflorestamento podem ser prejudicadas por causa da geada forte.

— O maior problema desse frio é Litoral e Vale do Itajaí, onde geralmente não tem incidência — detalha Coutinho.

Outro cuidado importante apontado por ele é em relação a máquinas agrícolas, canos e demais estruturas. O maior risco de congelamento da água nos canos das casas ocorre nas cidades acima de 300 metros e no Litoral Sul. Rodovias como as BRs 153, 282 e 116, perto das regiões mais frias, também podem sentir o efeito com geada na pista. Por isso o cuidado dos motoristas precisa ser maior.

O agrônomo diz que neste ano o inverno começou mais cedo. Na Serra, em 26 de abril as baixas temperaturas iniciaram. Desde lá, Coutinho explica que os termômetros apontam um redução de quase três graus e meio do normalmente registrado. Pelos dados apresentados até agora, esse é o começo de inverno mais frio desde 1988.

Parte dos modelos de previsão, segundo Coutinho, apontam condição de neve para o fim de semana na Serra e, caso a situação se prolongue, no Meio-Oeste. Martins e Puchalski não relatam essa possibilidade.

Mínimas mais baixas estimadas no pico do frio:

Centro do Estado: -3/-6°C e picos bem isolados com -6/-8°C (baixadas e vales)

Planalto Norte: -1/-4°C com pontos bem isolados entre -4/-6°C

Serra: -3/-6°C e em pontos do topo da serra entre -7/-10°C (baixadas)

Litoral Sul: -1 a 3°C e perto da serra e microclima entre -1/-3°C

Grande Florianópolis: Na parte serrana entre -2/-5°C e na parte baixa entre -2/1°C.  Na Capital entre 0/3°C

Litoral Norte: 0/3°C em pontos isolados e longe do mar entre -2/1°C

Vale do Itajaí: no Médio e Alto Vale entre -4/-1°C e no Baixo Vale entre -1/3°C.

Fonte: Climaterra

Crédito: Clicrbs

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *