Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela. Vai começar!

EM 28 jun, 2017

Vai ser dado a largada para uma nova e fantástica experiência religiosa, cultural, humanitária e esportiva, porque não.

Se a caminhada tradicional de Santiago de Compostela, na Europa, ganha espaço à cada ano, imagine fazer partes do percurso, com meus ideais e objetivos, fora de lá!

Isso já é possível. Oficialmente, começa amanhã, dia 29.

Trilhado desde a Era Medieval, quando foi descoberto o túmulo do Apóstolo São Tiago, o Caminho de Santiago de Compostela é a mais importante rota de peregrinação do Mundo e possui diversas rotas.

Todos os trechos são percorridos como forma de demonstração pessoal de fé, passa por pontos históricos que podem contemplar um pouco da história de cada lugar, contemplação da natureza, prática da solidariedade, companheirismo e demonstração de amor ao próximo, além de ser uma atividade física de bom nível, sempre com desejável avaliação médica.

Trecho Brasileiro, inédito em Santa Catarina, na Ilha de Florianópolis

O arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Jönck, recebeu os documentos chancelados pela Catedral de Santiago de Compostela autorizando a criação de um trecho brasileiro do Caminho e reconhecendo a nova rota de peregrinação. Sua Eminência também abençoou os carimbos do Caminho Brasileiro, que retratam episódios emblemáticos da vida do Apóstolo.

19510493_1231270776982237_4311104960974702605_n

 

A inciativa de trazer uma etapa do Caminho de Santiago de Compostela ao Brasil foi dos peregrinos Fábio Tucci Farah e Mariana de Assis Viana Mansur, que sugeriram a Ilha de Santa Catarina, ideia encampada pela Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela – ACACSC. A Associação, por sua vez, definiu o trajeto de acordo com os critérios estabelecidos: distância mínima de 20 quilômetros, iniciando em uma igreja, passando por duas outras e chegando a uma quarta igreja.

Reconhecido pela Catedral de Santiago de Compostela e oficialmente integrado ao trajeto histórico, o Caminho Brasileiro, será consagrado em 29 de junho de 2017, pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis Dom Wilson Tadeu Jönck. O trajeto brasileiro deverá ser complementado na Espanha: de La Coruña a Santiago de Compostela, totalizando os 100 quilômetros exigidos para a obtenção da Compostela (certificado de peregrinação).

Os caminhos na Espanha

A rota mais tradicional é o chamado Caminho Francês (ver mapa abaixo – rota em amarelo), que inicia em Saint Jean-Pied-de-Port, na França, distante 772 Km de Santiago de Compostela. No entanto, por toda a Europa há diferentes trajetos – uns menores, outros maiores – todos conduzindo ao mesmo destino: a catedral onde está a urna de prata com os restos mortais do apóstolo.

mapa-rotas-santiago

O peregrino pode optar por um percurso menor, iniciando a caminhar em Pamplona (704 Km), Burgos (484 Km), León (306 Km), Ponferrada (205 Km) ou em qualquer outra cidade ou vila ao longo do Caminho. Contudo, para ter direito ao certificado de peregrino – a Compostelana – precisa caminhar pelo menos os últimos 100 Km, ou seja, a partir de Sarria (115 Km) ou, preferentemente, d´O Cebreiro (154 Km), o pórtico da Galícia, vila tão antiga quanto cheia de encantos, mistérios e lendas.

Outra forma de peregrinar, como o fazem muitos europeus, é caminhar por etapas, em intervalos de semanas ou meses, de acordo com sua disponibilidade financeira ou de tempo ou disposição física. Além disso, o Caminho pode ser feito em três modalidades: a pé, de bicicleta ou a cavalo.

É nessa rota – Caminho Francês – que está o maior número de albergues religiosos, públicos ou privados e a maior infraestrutura de apoio, além da cortesia com que as pessoas recebem os peregrinos, oferecendo-lhes a informação correta, um regalo inesperado, um sorriso solidário e os onipresentes votos de “¡Buen Camino!”.

O Caminho Francês é também o mais rico em rituais, mitos e lendas, entre os quais as de Carlos Magno, Roldão, El Cid e César Bórgia. Também são muitas as histórias de milagres, tais como a galinha revivida de Santo Domingo de la Calzada, o milagre eucarístico do Cebreiro e de aparições da Virgem Maria.

O Trecho Brasileiro do Caminho de Santiago de Compostela

A Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela – ACACSC -, com sede em Florianópolis, é credenciada pela Xunta de Galícia e tem como objetivos de divulgar o Caminho, preparar os futuros peregrinos e fornecer-lhes a Credencial do Peregrino.

Entre as ações de divulgação do Caminho estão palestras, distribuição de livros e de folhetos informativos, manutenção de um site próprio e orientação personalizada a candidatos à peregrinação.

A principal forma de preparo promovida pela ACACSC é o Caminho da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, um percurso de 180 Km dividido em oito etapas. Trata-se de uma vivência prática do dia-a-dia peregrino: mochila às costas, caminhar o percurso convivendo com pessoas que ainda não conhece, auxiliar e ser auxiliado, deixar-se envolver pela beleza da Ilha, suportar o cansaço e a dor eventual, trocar ideias e buscar informações úteis à peregrinação e, enfim, celebrar a chegada ao albergue ou pousada para o merecido descanso.

A Credencial do Peregrino é um documento indispensável, pois é nele que são feitos os registros das localidades por onde passar e que, ao final, lhe dará direito à Compostelana. Somente as Associações de Amigos do Caminho fornecem a Credencial, mediante cadastro e apresentação do passaporte e passagens de ida e volta, mesmo para peregrinos não associados.

compostela2

 

 

 

 

 

 

 

Fontes:

Caminho Brasileiro Santiago de Compostela, no Facebook

Site Oficial do Caminho Brasileiro Santiago de Compostela

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *