ANITA – A Guerreira das Repúblicas, por Adílcio Cadorin

A obra do escritor catarinense Adílcio Cadorin sobre a maior Heroína catarinense e brasileira, Ana Maria de Jesus Ribeiro – Anita Garibaldi, mais do que uma detalhada reconstituição histórica das lutas travadas em defesa da república, da liberdade e da unificação italiana, se constitui em um resgate inédito sobre a vida desta jovem muher, que viveu apenas 28 anos. ANITA A GUERREIRA DAS REPÚBLICAS, é uma contribuição ímpar a historiadores, intelectuais, políticos, pesquisadores, estudantes e a todos os interessados na vida desta guerreira, que segue a marcante e curta trajetória de vida movida pelo coração e pelos ideais libertários, por campos de batalha da América e da Europa.

Na política, na literatura, nas artes, nas ciências e em todas as áreas do conhecimento há pessoas que se destacam. Por isso são reverenciadas e reconhecidas. O autor revela a identificação de Anita com o ideário farroupilha, personificados por Garibaldi, contra o despotismo do regime centralizador do império.

Ao reconstituir a história da jovem Ana Maria de Jesus Ribeiro, nascida em Laguna, o presidente da Fundação Anita Garibaldi, Adílcio Cadorin, nos brinda com um detalhado trabalho de pesquisa histórica. É um relato envolvente sobre esta catarinense que imortalizou-se ao seguir a trajetória que a transformou em Heroína de Dois Mundos, pela capacidade de amar a vida, amar um homem e de amar a humanidade, movida pelos elevados ideais da fraternidade e da liberdade.

Editada pela Assembléia Legislativa e a Udesc, a obra revela a passagem dos 150 anos da morte de Anita Garibaldi.

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *