A Lagoa do Império com a bênção de Nossa Senhora da Conceição

EM 15 fev, 2017

Da série de artigos,Curiosidades da Nossa Terra“.


 

Lagoa da Conceição, no coração da ilha da magia

Em 19 de junho de 1750 foi criada oficialmente a freguesia* de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, uma das mais antigas do estado (fonte: Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC)). Os sinos da capela da Lagoa, situada no morro do Assopra, foram doados pelo imperador Dom Pedro II quando de sua visita em 1845. A freguesia é uma das três mais antigas da ilha de Santa Catarina. Havia muitos engenhos de cana de açúcar e de mandioca em torno da Lagoa, principalmente na Costa da Lagoa, considerada um dos celeiros da ilha. A riqueza da região fez com que surgissem muitas construções em estilo colonial português: sobrados e pequenas casas. Mas há também alguns exemplos de arquitetura francesa, no “casarão” que abrigou o equipamento de rádio, situado no centro da freguesia e que hoje aloja um centro de atividades culturais. Curioso é que este casarão era abastecido por uma fonte de água situada no morro, protegida por uma pequena construção que segue exatamente o mesmo estilo arquitetônico.

 

Freguesia é o nome que se dava em Portugal e no antigo Império Português, à menor divisão administrativa, correspondente à paróquia civil de outros países. Tratava-se de subdivisões dos concelhos e são obrigatórias, no sentido de que todos os concelhos tinham pelo menos uma freguesia (cujo território, nesse caso, coincidia com o do concelho). Uma freguesia era governada por uma Junta de Freguesia, um órgão executivo que era eleito pelos membros da respectiva Assembleia de Freguesia, à excepção do presidente (o primeiro candidato da lista mais votada e automaticamente nomeado Presidente da Junta de Freguesia). A Assembleia de Freguesia era um órgão eleito diretamente pelos cidadãos recenseados no território da freguesia, segundo o método D’Hondt, através de listas que tradicionalmente eram partidárias mas que se abriram há poucos anos antes à listas de independentes. A Constituição previa que, nas freguesias de população diminuta, a Assembleia de Freguesia seria substituída pelo plenário dos seus cidadãos eleitores.

Vista panorâmica da Lagoa da Conceição. Ao centro a freguesia, a ponte e as dunas, à direita (sul) a “Lagoa de Dentro, à esquerda (norte) a “Lagoa de Fora”. Atrás, ao longe, à esquerda, no oceano, pode-se ver a Ilha do Xavier.

Geografia da Lagoa da Conceição

A Lagoa tem uma área de 19,71 km². Divide-se em duas partes: a Lagoa de Dentro, ao sudoeste, e a Lagoa de Fora, ao nordeste. Estas duas partes são separadas por um estreito no qual foi construída uma ponte que liga as margens do leste a do oeste.

No extremo norte da Lagoa da Conceição deságua o rio das Capivaras. Nas margens noroeste, onde predominam os morros, na Costa da Lagoa, há inúmeras pequenas praias intercaladas por pequenos costões. Existem pequenas proeminências de areia. Muitos córregos descem dos morros e deságuam na Lagoa. Mais ao sul, no Canto dos Araçás, há uma ponta de areia chamada Ponta das Almas onde há um Sambaqui. Ainda mais ao sul a planície entre a lagoa e os morros se alarga. É onde está situado o estreito onde foi construída a ponte que separa as lagoas de fora e de dentro. Nesta última a planície arenosa atinge suas maiores proporções. Depois, em sentido sul principia a diminuir, até encontrar novamente os morros. Após o Morro do Badejo, no extremo sul, volta a encontrar as planícies arenosas, desta vez a planície de entre-mares, que separa o centro-norte da Ilha de Santa Catarina do sul. Ao leste ocorrem as dunas, das quais é separada por uma estrada asfaltada, até chegar novamente à ponte. Deste ponto em diante a margem forma um ângulo reto, em sentido leste com as dunas ao sul, até encontrar as montanhas que a separam em parte do Oceano Atlântico. Estas montanhas são divididas em dois maciços, entre os quais há uma depressão que a ligava ao mar em tempos antigos. Após o segundo maciço corre o canal que atualmente a liga ao mar através da Barra da Lagoa. Graças a esta ligação com o mar, a “lagoa” é, na verdade, uma laguna. Após o canal a restinga a separa do mar até o extremo norte.

Fonte: Wikipédia

 

 

 

 

 

 

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *