A Internet que nos perdoe, mas fuçar é fundamental…

EM 17 maio, 2016

Hoje é comemorado o Dia Internacional da Internet.

Mais que uma data para se comemorar alguma coisa, como qualquer data comemorativa, e nesse caso em especial, é a grande oportunidade de reflexão sobre o assunto.

Surgida a partir de um processo (pode parecer rápido à princípio) que levou algumas décadas para se desenvolver, progredir e encontrar novos caminhos para o fluxo e administração das informações, entretanto, conseguiu num intervalo muito, mas muito curto, de tempo, conquistas as pessoas ao redor do mundo.

A Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos (Internet Protocol Suite ou TCP/IP) com o propósito de servir progressivamente usuários no mundo inteiro. É uma rede de várias outras redes, que consiste de milhões de empresas privadas, públicas, acadêmicas e de governo, com alcance local e global e que está ligada por uma ampla variedade de tecnologias de rede eletrônica, sem fio e ópticas. A internet traz uma extensa gama de recursos de informação e serviços, tais como os documentos inter-relacionados de hipertextos da World Wide Web (www), redes ponto-a-ponto (peer-to-peer) e infraestrutura de apoio a correio eletrônico (e-mails). As origens da internet remontam a uma pesquisa encomendada pelo governo dos Estados Unidos na década de 1960 para construir uma forma de comunicação robusta e sem falhas através de redes de computadores. Embora este trabalho, juntamente com projetos no Reino Unido e na França, tenha levado a criação de redes precursoras importantes, ele não criou a internet. Não há consenso sobre a data exata em que a internet moderna surgiu, mas foi em algum momento em meados da década de 1980.

Pelo mundo, muitos países adoram regras e Leis para regulamentar seu uso. Muitos estão ainda traçando esses caminhos. No Brasil, em 1991 surgiu a primeira legislação mais abrangente que visava aprimorar uma legislação aprovada pelo Congresso Nacional em 1984 (conhecida como Política Nacional de Informática). Em 2014 surgiu o Marco Civil da Internet, uma legislação que veio atualizar e complementar os passos dados em 1991.

Fonte: Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Marco_Civil_da_Internet)

 

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *