A insignificância do Dia das Crianças

EM 13 out, 2018

Em 95 anos, a data está com mesmo valor.

Nenhum.

O país avançou mas a ideia da data não.

por JotaB, Floripa, 13/Out/2018, 9h5m.

No dia 12 de outubro de 1923, o Rio de Janeiro, então capital federal do Brasil, sediou um evento que reuniu estudiosos de infância e políticos de vários países. Acontecia ali o Congresso Sul-Americano da Criança, cuja pauta discutia questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento.

Um político notou a comoção provocada pelo tema na época. Foi um sinal.

No ano seguinte, o recém-eleito deputado federal Galdino do Valle Filho (falecido em 1961) propôs uma lei instituindo o “Dia das Crianças” para o Brasil com a ideia de que fosse agregado ao dia 12 de Outubro, para culminar com a data do Congresso.

Em síntese, a homenagem foi apenas uma máscara para ganhar visibilidade política já que o tema era de comoção social.

95 anos depois, o que mudou?

Em anos passados, talvez até pela mudança de hábitos, costumes e evolução do pensamento humano, dentro de movimentos sociais, pedagógicos e institucionais específicos, evoluíram e transformaram a data em centro de discussão do tema” infância no Brasil”. Olharam para problemas e buscaram solução; propuseram e várias dessas ações se concretizaram. Mas o tema continua em pauta pois a imprensa tem nesses mesmo anos exibido com amplitude uma infinidade de problemas que o Estado e a sociedade tem deixado de lado.

Em síntese, continuamos com a máscara da visibilidade política, do Estado e das empresas, como uma data voltada à mais um descanso e ao comércio.

O que ontem, dia 12 de Outubro, foi feito em âmbito de congressos e grupos, para se discutir esses problemas? O que além de comércio aberto para vender brinquedos para crianças, aconteceu em alusão à essa data?

Nota: Muitos confundem essa data com o dia consagrado pelos católicos à Nossa Senhora Aparecida. Para frisar, a homenagem para a santa foi criada apenas em 1930 por decreto do Papa Pio e em 1980 foi oficializado o feriado no Brasil junto com a homenagem às nossas crianças.

 

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *