Um truque para melhorar o wi-fi.

EM 8 abr, 2019

Depois do bombril na ponta da antena de tv…

por JotaB, Floripa, 8/4/19, 16h35m

Aquelas pessoas com mais de 30 anos certamente viram (e muitos fizeram) o uso do truque da esponja de aço na ponta da antena de tv. Ainda lá nos anos 60, 70, fui testemunha disso. Era comum, quando um canal de tv ficava “fora do ar” (fora do ar era quando se perdia o sinal do canal que se estava assistindo, por conta de interferência na cadeia de ondas entre a torre da retransmissão e o aparelho em nossas casas), aquela tela toda cheia de chuvisco, se colocar uma esponja de aço (só havia o “Bombril” na época!) na ponta da antena que o sinal melhorava.

Confesso que eu nunca vi nenhum sinal positivo nesse truque, mas nunca quis contrariar os meus próximos, por questão de respeito e educação aos mais velhos.

Pois bem.

Hoje, temos esse avanço tecnológico onde todas as transmissões de sinais são por sistemas digitais de ondas, num moderno mundo da “Wi-Fi”, ondas de baixa frequencia que inerligam nossos computadores, telefones, televisores, carros, enfim, tudo que tenha um “IP” (um código próprio de acesso à internet).

Mas…

Para a internet funcionar, ou seja, para que possa haver conexão entre dois IP´s, precisamos de um roteador (um equipamento que faz a função de controle da recepção e emissão de sinal. E a internet funciona via cabo ou via onda (a chamada inernet via rádio ou wi-fi) popularmente identificada por wireless.

Contudo, a internet via rádio ou wi-fi tem um agravante: dependendo da localização em que estamos com nossos aparelhos, em relação à onde está o roteador ou a antena retransmissora da nossa operadora de telefonia mais próxima, o sinal poderá ser melhor ou pior; uma distância grande entre o emissor e receptor de sinal ou tudo aquilo que possa interferir na qualidade do sinal da wireless (tempo de chuva, muito equipamento eletrõnico, etc).

Então, dai vem o truque do papel alumínio (que então nos faz lembrar da esponja de aço…).

Pesquisadores da Universidade Dartmouth (em Hanover, no estado de New Hampshire, USA) comprovaram que colocar papel alumínio em volta do roteador melhora o sinal do Wi-Fi. Na verdade, ele ajuda no direcionamento ao invés de deixar ele se espalhar por todo o ambiente, porque o papel alumínio causa interferência no sinal e não deixa ele passar. Ou seja, o lado que ficar coberto pelo papel alumínio vai receber menos sinal do que o lado que está sem o papel.

Então, façam os testes e depois me contem. Se for verdade, concluiremos que nem toda tecnologia é totalmente “inovadora”.

 

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *