O Rosa de todo ano e de todos os dias

EM 26 out, 2018

O mês de Outubro está acabando e se tem falado muito sobre um tal de “Outubro Rosa“. Propagandas na TV, impressas, outdoors, logomarcas de empresas, mensagens postadas, tudo levando um lacinho rosa de várias versões e modelos e fundos de mensagem na cor rosa. É rosa pra todos os lado. Inclusive aqui, para não passar em branco. Afinal, tem que passar em rosa.

por JotaB, Floripa, 26/10/2018 8h45m

Mas afinal, porque dessas campanhas?

Comecemos explicando o básico. Rosa porque é uma cor que tendencia identificar as mulheres. E o mês de outubro foi um período escolhido para propagar, difundir e incentivar as mulheres a fazerem exames preventivos de detectação (ou não) do câncer de mama.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Os objetivos da campanha são:

  • Divulgar informações gerais sobre câncer de mama.
  • Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização).
  • Informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento, os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.

Por fim, deixamos um pedido às mulheres com mais de 35 anos, em especial: procure seu ginecologista e faça os exames laboratorial e de toque.

Prevenir é, antes de tudo, saúde.

 

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *