Aniversário da Internet. 30 anos, hoje!

EM 12 mar, 2019

Novo modo de comunicação que mudou o Mundo

por JotaB, Floripa, 12/3/2019, 16h50m

Lá nos idos dos anos 70 e 80 eu tinha o hábito de comprar em papelaria blocos bem legais para se escrever cartas. Tinha minhas tias e primos, além de amigos, que moravam longe. Então, semanalmente alguém era o alvo.

Escrevia uma carta numa dessas folhas incrementadas, dobrava, colocava dentro de um envolpe, fechava com cola, escrevia os dados do “desnitatário” e os meus em “remetente”. Ia até uma agência dos Correios e postava.

Depois era esperar o dia em que o carteiro passava em casa e trazia a carta-resposta (quem eu tinha escrito, me respondendo de volta). Às vezes, essa volta levavam 20, 30 dias. Pura emoção.

E às vezes eu incrementavaa, mandava junto alguma coisa, como um cartão, algum texto (poema, poesia) que eu tinha escrito -datilografado!

Mas o tempo passou.

Em 1989, Tim Berners-Lee estava tentando criar um jeito de facilitar a comunicação entre cientistas para que fosse possível trocar informações sobre seus experimentos, mas conseguiu muito mais do que isso.

Ele usou três peças fundamentais para criar a World Wide Web — famosa www que colocávamos antes dos endereços dos sites — e seus nomes são muito conhecidos. A primeira delas foi a URL (uniform resource locator), usada como endereço para encontrar o documento desejado. Depois, veio a HTTP (hypertext transfer protocol), que une os computadores. E, por fim, o HTML (hypertext markup language), que constrói e formata as páginas com links.

O que começou com um fluxograma complexo acabou se tornando um meio de facilitar não só a troca de informações entre cientistas, como também de pessoas do mundo todo.

Enfim, morriam-se as cartas. Acho que a aúltima delas que escreve e postei foi por volta de 2007, porque eu tinha me mudado para Itajaí/SC e ainda não tinha uma linha telefônica para que eu pudesse contratar serviço de internet (e via rádio, acredite, nunca gostei muito da ideia).

 

Primeira página da proposta de Tim Berners-Lee (fonte: CERN)

Berners-Lee também criou o primeiro servidor e navegador. A história completa está disponível na página de arte e cultura do Google, em inglês.

Assim, hoje, comemoramos 30 anos de internet e de tudo que ela nos está servindo. E a cada dia mais que se passa, vamos esqucendo da carta, da postagem, do carteiro, do correio…

 

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *