A Terra não é mais uma esfera.

EM 19 fev, 2019

Teoria tratada como conspiração volta 2200 anos de história

por JotaB, Floripa, 19/2/2019, 16h05m

Os primeiros registros da história da humanidade sobre como é a formação estrutural do planeta Terra data do século XV a.C, vindos da grécia, do estudioso Pitágoras. Depois dele, muitos outros discursaram e se puseram sob diferentes formas de pensar e de estudo, à concluir que a Terra é uma esfera e não plana como até então se pensava.

Depois disso, passaram-se alguns séculos ainda se estudando para solidificar esta questão. Mas, ao que parece uma soberba loucura, o assunto voltou a tona várias vezes, até chegar na época de Colombo que insistia em dizer que a Terra era plana, como uma forma de comprovar a dificuldade de navegação como justificativa para se não chegar à terras novas. Mesmo depois que Colombo chegou nas Américas, os estudiosos da época ainda não se convenciam disso.

Mas a ideia da esfericidade do planeta sempre foi mais forte e determiante para muitas questões, isso nós últimos 4 séculos. Com o surgimento da NASA e a corrida espacial, comprovou-se enfim de que a terra é mesmo uma esfera. Pois todos os ensaios, depois os projetos e, finalmente, as viagens de sondas, foguetes e naves, tripuladas ou não, para o espaço, tudo foi traçado baseado nessa concepção. E de fora, do espaço se vê a olho nu de que a terra é uma esfera.

Mas nos últimos anos, a ideia de que a Terra é plana, acredite ou não, voltou à tona. Existem pessoas e grupos que apoiam essa ideia, mesmo com tudo o que já se foi visto e provado. É como se alguém em tempos tão modernos, afirmasse que “1 +1” não é 2.

E para piorar essa ideologia, que estão chamando de “teoria da conspiração”, conseguiram envolver os algorítimos do Youtube, onde foram salvos uma infinidade de vídeos com umas ideias prá lá de infundadas e esquisitas. Essas pessoas chegam a dizer até que a NASA é uma farsa e que tudo que ela produz é mentira. E aqui, nem vale a pena discursar em contrário, tamanho o absurdo.

O especialista em inteligência artificial (IA), Guillaume Chaslot, explicou em um tweet que esses vídeos  tendem a ser mais promovidos pelo algoritmo do YouTube. Isso porque plataformas que usam IA normalmente determinam materiais de destaque a partir da atividade de pequenos grupos de usuários ativos. Por esses e outros problemas relacionados a fake news, o YouTube anunciou recentemente que vai mudar sua IA, em uma tentativa de melhorar a qualidade do conteúdo.

Enfim, a Terra é uma esfera.

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *