A ausência do Lar com o Lar em Segurança

EM 26 jul, 2018

No mês das férias, quem festeja são os ladrões

por jotaB, Floripa, 26/7/2018.

O período de férias escolares é curto (apenas duas semanas no Brasil) mas muitos aproveitam essa época para viajar. E durante o ano, em sua maioria em qualquer época é gostoso viajar. Quem não gosta?

Mas viajar só é bom se, no retorno, encontrar o que deixou para trás, tudo em ordem. Falamos da casa, do Lar. Conheço pessoas que não viajam com o receio frequente de que a casa possa ser invadida por ladrões. Parece neura, mas é uma preocupação, sim.

Bom, cada um tem suas táticas, seus esquemas. Mas o tema hoje é falar de como os ladrões agem, como eles pensam, pois assim, podemos pensar em algumas soluções.

Como um ladrão escolhe o alvo?

Por grau de dificuldade ou de facilidade.

Esse é o primeiro critério que um ladrão considera antes de entrar em ação. Claro que não vai escolher qualquer um, assim, à esmo. Pois ele poderia assaltar uma pessoa que não tivesse absolutamente nada, mas nada mesmo, que fosse de valor ou que pudesse ser convertido à qualquer valor.

Se o ladrão olha num semáforo e vê dois carros, e ele quer assaltar um dos carros para conseguir algo de valor (ele não quer roubar o carro!), ele examina os dois veículos.

– Cena A: um carro vidro aberto e outro vidro fechado. Ele vai no de vidro fechado? Claro que não, pois seria mais difícil e ele perderia tempo pedindo para a pessoa abrir o vidro.

– Cena B: os dois carros estão com os vidros abertos (ou os dois fechados). O tempo para anunciar o delito será o mesmo. Mas, se um for uma pessoa jovem e outro idoso, em qual ele irá? no idoso, pois é alvo mais fácil. Se um for homem ao volante e no outro for mulher? (a mulher é mais vulnerável -desculpem-me, mas não sou machista, apenas digo por ser uma regra comum e reconheço que tem algumas mulheres mais indobráveis que muitos homens e, nesse caso, azar do bandido se escolher uma mulher dessas para dar o bote!).

– Cena C: os dois carros estão com vidro aberto, nos dois são homens de meia idade, mas um está distraído ao celular enquanto o semáforo não abre e o outro está atento e observando tudo ao redor. Qual será o alvo mais fácil?

Aqui citei exemplos de carros, mas troquem por casas ou apartamentos. E usem as mesmas deduções. Tudo leva ao mesmo ponto: o que é mais fácil e rápido para dar o bote e conseguir roubar.

Nas casas, só conseguimos entrar por algum vão, buraco, passagem. E nestes, temos as portas e janelas. O que significa dizer que< à medida que portas e janelas tiverem obstáculos que impeçam ou dificultem a entrada dos visitantes indesejáveis, será tanto melhor quanto maior for essa dificuldade imposta à eles. Muitos serão abordados (e presos) enquanto tentam violar o ambiente, enquanto outros desistirão e partirão para algum outro imóvel que não lhes dê tanto trabalho.

É nesse ponto que quero chegar. Qual é o grau de dificuldade de acesso em tua casa, por portas e janelas?

Tudo é válido. Barras de segurança, trincos, tramelas, cadeados, alarmes com e sem sensores, campainhas, cães, sistemas de segurança.

Impedir de que um bandido entre em tua casa, basicamente, seria utópico dizer que é possível de se impedir. Utópico. Isso mesmo. Pois, se eles quiserem, eles conseguirão.

Então, a questão é: em que momento, quanto tempo levarão para entrar. Quanto mais tempo, melhor, pois dará mais tempo para o segurança, a polícia, ou você mesmo, o dono, chegar.

20150715_104542 c logo

Porta e Janela além de permitir a entrada de ar e luz ao ambiente devem impedir a entrada de visitas indesejáveis (ladrões), e para entender como isso funciona devemos pensar um pouco com a cabeça de um assaltante. E seguir as mesmas análises de opções que fiz antes (para os carros).

Então, se um ladrão ficar mais de 10 minutos por exemplo tentando abrir uma janela, a tendência é ele desistir e buscar uma residência que seja mais fácil, do que correr o risco de ser apanhado.

Infelizmente não conseguimos fazer nada que seja totalmente inviolável, pois, se até cofres de bancos por vezes são visitados por ladrões…
Como o segredo está em dificultar a ação, de maneira que o assaltante desista antes de conseguir êxito na sua empreitada aui falamos agora das Janelas de PVC, que levam grande vantagem. Vejam alguns diferenciais:
  • Possibilidade de multitravamento oculto: as cremonas não são visíveis quando o a janela está fechada e o assaltante não consegue ter certeza de onde se encontra o ponto correto para arrombamento;
  • Reforço interno em aço: torna quase impossível se dobrar a janela, como acontece em alguns materiais mais maleáveis. Por mais que tente, normalmente só se consegue arrancar a janela fechada junto da parede, o que não parece interessante aos olhos do ladrão;
  • Utilização de vidro laminado ou de segurança, apesar de se conseguir quebrar, o tempo é muito maior e a chance de chamar a atenção por conta do barulho ocasionado com incansáveis marretadas visando quebrá-lo), aumenta a dificuldade da ação criminosa; e, se conseguir quebrar.
  • O perfil de PVC em relação ao alumínio, pro exemplo, por não ser “dobrável’, dificilmente é violável ou quebrável.

Entretanto, se está indo para um passeio gostoso, planejado e sonhado a tanto tempo… Não se esqueça de que não existe milagre,: ao sair de casa, verifique se todas as Janelas e Portas estão fechadas e travadas corretamente, se fechou as cortinas e persianas e não colocou nada que seja interessante ou instigante a um possível interessado em arrombar e conseguir com mãos-leves, algo que você conquistou com tanto suor.

DSC01138 c logos

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *