Projeto

Casa 01 | ES Arquitetura

Projetos > Casa 01 | Diego Espírito Santo

O projeto nasceu de uma entrevista diferente e muito peculiar: -“Gostaria que a casa tivesse música, sentimento, madeira, ar, fogo, água, luz, caminho, busca. E também que fosse um ícone que representasse algo inovador.” – Elaborado desde sua concepção por um grupo de profissionais de áreas distintas, o projeto e a obra da Casa 01 foi desenvolvido com premissas de sustentabilidade, tentando provar que pode-se construir de maneira racional, minimizando impactos ambientais, transformando um objeto de morar em um objeto de exemplo de mudança de hábitos na construção e no uso da residência.

A intenção inicial era criar uma promenade architecturale, visando a contemplação de pátios internos, amplos cômodos, segregação entre áreas privativas e sociais, além de promover um contato visual com o paisagismo exterior. Outro aspecto levado em conta foi a integração entre o entorno e o interior da residência, resguardando a privacidade dos seus moradores através de estratégias arquitetônicas.

As esquadrias e aberturas horizontais foram responsáveis por muitos aspectos bioclimáticos, como grandes áreas de iluminação e ventilação, além de serem os principais elementos integradores da arquitetura com a natureza. 

Baseada em premissas de sustentabilidade, o projeto e a obra da Casa 01 foram elaborados, desde sua concepção, por um grupo de profissionais de áreas distintas, tentando provar que se pode construir de maneira racional, minimizando os impactos ambientais, transformando um objeto de morar em um objeto de exemplo de mudança de hábitos na construção e no uso da residência.

Tais cuidados deram à Casa 01 o prêmio máximo da 4ª edição do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável nas categorias Destaque Sustentabilidade e Profissional Modalidade Residencial, o segundo lugar no prêmio internacional RTF Sustainability Awards 2017, na categoria Residence Building e selecionado para o prêmio internacional Building of the Year’18 Awards, do ArchDaily. E é o único projeto brasileiro incluso no livro Green Architecture Today 2018.

Fonte: archdaily, ES Arquitetura