Vacinação contra gripe. Dengue e Febre Amarela.

EM 17 abr, 2019

O mosquito pode estar perto de você.

Previna-se!

por JotaB, Floripa, 17/4/2019, 19h55m

Foi a época em que o mosquito só aparecia no verão! Ou na época de chuvas. Ou para quem mora perto de matas.

Como qualquer ser vivo, a ordem (ou lei) da natureza é “reproduzir-se”. E os mosquitos levam muito à sério isso.

E se os mosquitos que transmitem essas doenças estão perto de nós, só temos duas coisas à fazer: eliminar o mosquito e tomar a vacina.

Eliminando focos dos mosquitos

O primeiro passo é conosco e ao nosso entorno. Temos que ter essa conciência clara e frequente.

Ser vigilante.

É clássico, já está cansativo, mas temos que lembrar toda hora: não podemos deixar água parada em lugar algum, nem propiciar que isso possa, por menos que sejam as possibilidades, de algum recipiente acumular água.

Depois, temos que ser vigilantes com os outros: se ver alguém que deixa água empossada, alerte-o, depois cobre-o para qaue elimine também, e, não tendo respaldo, denuncie à Vigilância Sanitária, secretaria de saúde do município, ou qualquer outro orgão regulador ou veículo de imprensa. Todo esforço é válido nesse momento.

Vacinar-se

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou na semana passada (dia 10, para ser mais exato) em todo o país. A pretensão é de vacinar 58,6 milhões de pessoas, entre os dias 10 de abril e 31 de maio. Para isso, o Ministério da Saúde enviou aos estados 63,7 milhões de doses da vacina. Até o dia 18 de abril, serão priorizadas crianças e gestantes, grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela influenza. Neste ano, a faixa-etária do público infantil foi ampliada, de até 5 anos para até menores de 6 anos, incluindo 2,8 milhões de crianças na campanha. Neste ano, também, gestantes e crianças poderão atualizar as demais vacinas previstas na Caderneta de Vacinação.

Os postos de vacinação continuam ainda vacinando contra a febre amarela.

Até alguns anos atrás, não havia registro de Dengue e suas variantes em Santa Catarina. Mas o cenário mudou e ela está muito frequente em função (principalmente) da grande circulação de pessoas de SC com regiões onde a doença se alastrou de forma mais acelerada, como o estado de São Paulo.

O Ministério da Saúde envia as vacinas para as secretarias de saúde dos estados que são as responsáveis opor distribuir para os municípios. E cada município vive uma realidade diferente neste quesito.

Alguns municípios enfrentam problemas de estrutura (não ter profisisonais para vacinar ou locais para armazenar as vacinas). Assim, verifique na tua cidade como está esta questão.

Em São José/SC, no sábado dia 6 ocorreu a vacinação geral nos postos de saúde dos bairros Areias, Bela Vista, Forquilhas, Campinas e Centro Histórico. Além da imunização contra a febre amarela, os usuários também poderão fazer a atualização da caderneta vacinal.

Florianópolis está contando com 49 centros de saúde nos quais as doses serão distribuídas aos públicos-alvo da campanha.

Até o encerramento da campanha, a vacinaçaão continua nos horários de funionamento do posto (alguns possuem horários específicos para vacinação).

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *