Um tesouro a ser decoberto

EM 31 ago, 2019

Não só de Ouro viverá o Mundo

Um novo minério está se tornando precioso para a modernidade tecnológica.

por JotaB, SJ, 31/8/2019, 8h45m

A corrida pelo ouro no mundo sempre foi uma frebe. E febre é sinal de que vem doença por aí. Temos um exemplo claro, muito conhecido no Brasil, lá por conta da Serra Pelada, como ficou conhecida a maior região de exploração de ouro no país, que levrou milhares de homens, de todas as regiões, à se embrenharem em matas, transformarem-na na maior região inutilizada do norte brasileiro, devastando, criando um caos social, tudo por querer fazer da exploração do ouro, a chance de ficar rico.

Os garimpeiros sempre foram os maiores exploradores de minérios com custo baixo, para produção ao governo. Depois deles, vem os seus exploradores, numa cadeia de fatores que só tem um concorrente: as empresas specializadas em mineração.

Mas o ouro, bem, esse todo mundo conhece e sabe do seu valor e da importância para manter o equilibrio da economia do planeta todo.

Só que existe um outro minério que está ganhando uma importânciaa diferenciada por consequência da evoluçãoa tecnológica, mais especificamente na área cibernética: o lítio. Ok, o lítio anão tomará o lugar do ouro, dada à sua natureza e importância histórica, mas ele está mudando cenários.

O relato vem numa publicação do Yahoo.com: uma jazida de minério poderá salvar uma região da europa, que vive numa extrema pobreza, e acirrar a concorrência de mercado, num futuro já muito atual:

“Um patinete antigo barulhento durante uma tarde de verão lânguida trouxe mantimentos e um punhado de dinheiro para a casa de Sasa Antic. Como muitos de seus vizinhos, o sérvio de 30 anos está sem trabalho há algum tempo, por isso a família depende da chegada da pensão de sua mãe.

No entanto, enterrada no solo sob este canto esquecido da ex-Iugoslávia está a perspectiva de uma nova frente europeia na batalha econômica com a Ásia. Geólogos exploram a paisagem montanhosa do metal que se tornou onipresente na tecnologia moderna: o lítio.”

A revista adigital vai além e fala da concorrência entre duas gigantes do setor: uma que busca a exploração desta jazida, e a outra, que poderá sofrer consquências de mercado.

“A busca global por lítio está em alta já que empresas buscam reduzir o uso de combustíveis fósseis. A BloombergNEF estima que a demanda por baterias relacionada ao material de lítio aumentará oito vezes nos próximos 11 anos.

Os depósitos estimados da Sérvia são os maiores da Europa, e o apetite insaciável por baterias para diversas aplicações, desde iPhones até carros da Tesla, leva mineradoras como a Rio Tinto a estudar a viabilidade de minerá-lo.

Em fevereiro, o presidente Aleksandar Vucic classificou os estudos como “uma das maiores esperanças para a Sérvia” e instou empresas a acelerar os trabalhos para iniciar a produção.

No coração dos sonhos de lítio da Sérvia está o equivalente terrestre da kriptonita – a rocha fictícia do planeta natal do Super-Homem -, descoberta em 2004. O mineral, apelidado de “jadarita”, em alusão ao Vale Jadar, possui uma estrutura química semelhante ao composto que pode ser usado para “corroer” os poderes do super-herói. Contém lítio e boro, utilizados em cerâmica, fertilizantes e isolamento.

O filão de lítio da Sérvia, se puder ser extraído com lucro, é grande o suficiente para ajudar o continente a competir com o desenvolvimento asiático, especialmente na China, o terceiro maior produtor mundial de lítio e o principal fabricante de baterias de íon de lítio.

A Rio Tinto, uma das maiores empresas de mineração do mundo, e a australiana Jadar Lithium estão testando a quantidade de lítio existente na Sérvia. A Rio Tinto não quis comentar. A Jadar Lithium, que inclui um grupo de investidores desconhecidos representados pelo JPMorgan Chase, não quis dar detalhes do projeto.

Estimativas otimistas do governo e exploração preliminar sugerem que pode haver até 200 milhões de toneladas de depósitos na Sérvia, enquanto o US Geological Survey disse que havia 1 milhão de toneladas de reservas identificadas no país, tornando-o uma das fontes mais ricas de lítio na Europa.”

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *