São José, 269 anos de história

EM 15 mar, 2019

Situada na região metropolitana de Florianaópolis, o município de São José completa 269 anos de fundaação neste dia 19 de Março.

Berço de uma descendência histpricamente portuguesa e inialmente chamada de São José da Terra Firme, a cidade faz divida de município com a Capital do estado por terra e mar.

Em 1750 chegaram à capitania do Desterro 182 açorianos que, posteriormente, fundaram São José da Terra Firme, a atual São José. Em 1755 já existia uma pequena capela e um vigário, José Antônio da Silveira. O título de freguesia chegou seis anos após a fundação do povoado, em 1756. Para explorar o potencial da freguesia, cujos limites iam até Lages, o vice-rei Luís de Vasconcelos e Sousa ordenou, em 1787, que o governador da província na época, José Pereira Pinto, convocasse o alferes Antônio José da Costa. Começava então o reconhecimento da terra. Em 1797 já havia uma população de 2 079 pessoas, incluindo os escravos.

Em 1833 São José passou de freguesia a vila. Em 4 de maio São José tornou-se enfim município. Feliciano Nunes Pires foi nomeado presidente da província.

Durante a Guerra dos Farrapos as forças imperiais buscavam impedir os avanços dos gaúchos em Santa Catarina, estando presentes em São José e Desterro, a atual Florianópolis. O presidente eleito da efêmera República Juliana, o tenente-coronel Joaquim Xavier Neves, que morava na cidade, não pode chegar a Laguna, já que São José estava sob o controle imperial. A guerra acabou nunca chegando à cidade, com a derrota da frota farroupilha no rio Maciambu.

Além das cidades catarinenses de Desterro e Santo Amaro da Imperatriz, também São José recebeu a visita imperial de dom Pedro II e dona Teresa Cristina, em 1845.

Suas fronteiras iniciais incluíam o território de alguns municípios vizinhos, que foram se separando com o passar dos anos, como o Estreito, que passou a ser parte de Florianópolis em 1943. Angelina e Rancho Queimado se emanciparam em 1961 e 1962, respectivamente. São Pedro de Alcântara se tornou município em 1995.

Até a chegada dos colonizadores europeus, no século XVI, todo o atual litoral do estado de Santa Catarina era habitado pelos índios carijós.

Fonte: Wikipédia.

 

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *