Porta ou Janela?

EM 29 maio, 2019

Curiosidade.

Como definir quando é porta ou janela.

Parece simples mas é uma questão técnica que repercute no bolso.

Ao fazer um projeto de um ambiente, no momento das definições das aberturas, é de suma importância identificar onde estarão as portas e janelas, cada uma dentro de seus objetivos de funcionalidade, praticidade e aproveitamento ideal.

A localização, baseada na posição em relação ao sol, melhor ângulo para ventilação e luminosidade e o ajuste em relação à harmonização do ambiente, são os critérios para definir onde elas ficarão. E se serão portas ou janelas.

Uma PORTA tem a finalidade de permitir (quando aberta) ou impedir (quando fechada) o acesso de pessoas entre ambientes.

Uma JANELA por sua vez tem a finalidade de permitir a entrada de iluminação e/ou ventilação entre ambientes.

Ou simplesmente dizer que, por janelas, não passarão pessoas.

Além das questões levantadas anteriormente quando ao uso correto de porta e janela, vale destacar que as portas teem um custo mais elevado que as janelas, independente do tamanho,  pois nelas são empregados ferragens e acessórios em quantidades e especificações diferentes das usadas em janelas.

O custo-benefício tem que ser levado em consideração. Por exemplo: se a pessoa tem um ambaiente muito amplo mas quer transformá-lo em dois ambientes, para deixar um deles, mais privativo, uma porta, ampla, pode ser usada como separadora de ambiente. E até é ideal que, aqui indicamos, uma porta de tipologia “camarão”, modelo esse que as folhas se fecham, se recolhem, lateralmente às paredes (ou lados) permitindo assim transformar em segundos, dois ambientes em um só.

A Lohn Esquadrias é fabricante de portas e janelas, em PVC termoacústico e em Alumínio de Alta Performance, entregando e instalando, a partir de projeto personalizado, que atenda às necesidades específicas do cliente.

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *