Outubro Rosa. Porque? O que é?

EM 1 out, 2019

Estamos no mês de Outubro e se tem falado muito sobre um tal de “Outubro Rosa“. Propagandas na TV, impressas, outdoors, logomarcas de empresas, mensagens postadas, tudo levando um lacinho rosa de várias versões e modelos e fundos de mensagem na cor rosa. Inclusive aqui, para não passar em branco. Afinal, tem que passar em rosa.

Mas afinal, porque dessas campanhas?

Comecemos explicando o básico. Rosa porque é uma cor que tendencia identificar as mulheres. E o mês de outubro foi um período escolhido para propagar, difundir e incentivar as mulheres a fazerem exames preventivo de detectação (ou não) do câncer de mama.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Os objetivos da campanha são:

  • Divulgar informações gerais sobre câncer de mama.
  • Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização).
  • Informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.

Por fim, deixamos um pedido às mulheres com mais de 35 anos, em especial: procure seu ginecologista e faças os exames laboratorial e de toque.

Prevenir é, antes de tudo, saúde.

 

 

 

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *