Obra RK – Paulo Cesar Gobbi, Arquiteto

EM 1 maio, 2016

Obra RK – Projeto Paulo Cesar Gobbi, Arquiteto

Esquadrias em PVC Termoacústico Veka

Consultor Técnico Mauro Zanchet, eng. – MM Esquadrias – Baln.Camboriú   –   mauro@mmesquadrias.com.br

Localização: Estaleirinho, Balneário Camboriú, SC

 

A Obra:

A solução adotada para este projeto em terreno de 15 x 30m, com orientação solar norte para os fundos do terreno, nos condicionou a uma construção de fachada frontal restrita e laterais alongadas.

O programa de necessidades contempla no pavimento térreo espaços para garagem para dois carros, área de serviço, lavabo, cozinha integrada com salas de jantar e estar e escritório. No pavimento superior, estão contempladas três suítes com varandas e uma sala de estar.

Analisando a insolação, os visuais e o entorno, optamos por dispor a garagem na frente do terreno, na lateral oeste. Ao centro e na lateral direita, estão a porta principal e a varanda em forma de deck descoberto. O deck tem função de atrair a família para dar vida e visão à rua, já que os ambientes de permanência do térreo voltam-se aos fundos. Já a varanda voltada para os fundos integra as salas à churrasqueira e piscina através de aberturas generosas que aproveitam ao máximo a iluminação natural.

Quanto à volumetria, duas águas de telhado separadas pelo volume da caixa d’água são cortadas por paredes que se sobressaem na planta baixa. Dentre elas, destacamos a parede de pedra que demarca os acessos na fachada frontal e as duas paredes que se estendem sobre o deck e a piscina aos fundos.

Nos fundos do terreno, um lavabo, um deck com SPA e a piscina se associam à casa de máquinas e à ducha, caracterizando esta como uma parede em destaque ao muro existente dos fundos (limites do condomínio).

Internamente, a presença de uma grande abertura lateral e superior na escada possibilitou a valorização da mesma com jardim interno e a possibilidade de um mezanino destacando a sala de estar do piso superior.

A utilização de grandes vãos de esquadrias também se sobressaem na fachada, permitindo a melhor iluminação natural possível, segurança e amplitude visual para o exterior.

As Esquadrias nessa Obra foram utilizando perfis VEKA e fabricadas e instaladas pela Lohn Esquadrias e Vidros, de São José, SC.

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *