O não-feriado do descobrimento

EM 22 abr, 2019

Quando o Brasil entrou para a história

Para muitos esta data passa esquecida, mesmo enredo da véspera! No mesmo cortejo em que os brasileiros se esquecem de homenagear os indígenas no dia 21 de Abril, do mesmo jeito esquecem de homenagear o descobrimento do Brasil no dia 22 de Abril.

As aquarelas sempre retratam essa clássica imagem de caravelas aportando em nossas praias e com os índios nas margens, como se estivessem festivamente recepcionando os visitantes.

Esse é o divisor de águas entre a estória e a história!

Nos relatos escritos enviados aos reis (de Portugal e da Espanha) e depois, em inúmeros comentários em cartas e textos que se sucederam anos depois, sabe-se que na verdade, a recepção dos indígenas não foi nada acolhedora. Da mesma forma como sabemos que o dia 22 de Abril de 1500 foi a data oficial da chegada, afinal, antes de Cabral e seu time, outros já haviam aportados nesta terra.

O também clássico relato de que as caravelas seguiam para as Indías (uma referência aos povos na região hoje conhecido pelos países arábes e da própria Índia) e que sofreram com uma forte tempestade em alto-mar que os levaram para nossas encostas, isto posto, já não passa mais de “deculpa”. Já se sabe que Cabral financiou a viagem, primeiro com o rei D.João, de Potugal, e depois sem que este soubesse, conseguiu recursos com a coroa espanhola; e a sua justificativa de resultado era chegar e explorar terras nunca antes visitadas por povos do velho continente.

É bom se lembrar que, na época, o Mar Mediterraneo tinha um fluxo grandioso de tráfico de embarcações, dos povos de suas margens, como também dos ingleses e nórdicos, inclusive os Vikings, e que o caminho para o mundo arábe já se dava por alí; entretanto, com todas as barreiras, saqueamentos e perigos que uns impunham aos outros, descobrir novas terras e novos caminhos, se fez necessário. Posto que, chegar ao Pacífico via contorno da África, já era sabido. E se colombro esteve 2 anos antes na América Central, havia pressa em se fincar a bandeira e tomar posse nas terras do sul.

E o que aconteceu nos seguintes 519 anos, está nos anais da história. O que vale hoje, dia 22, refletir, é sobre conquista, verdades e triunfos. até que ponto nos beneficiamos de termos sidos explorados por portugueses e espanhóis, e que depois, abririam as portas para os outros povos como ingleses, holandeses, franceses, alemães e italianos, principalmente.

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *