O Emprego dos Sonhos. Só para mulheres.

EM 29 mar, 2019

NASA paga 70 mil para mulheres dormirem.

O emprego dos sonhos de muita gente existe: ganhar milhares de dólares para não sair da cama por dois meses. É isso o que a NASA e a ESA (as agências espaciais dos EUA e da Europa, respectivamente) estão oferecendo, contando com o Centro Aeroespacial Alemão, que vai conduzir o estudo sob encomenda das agências. Contudo, a oferta vale apenas para mulheres.

O objetivo da oferta é puramente científico, que fique claro. A ideia é que mulheres passem 60 dias em uma cama, sendo monitorada de várias maneiras, para ajudar os cientistas em seus estudos sobre o efeito da falta de peso no corpo humano. A recompensa é de 16.500 euros, equivalente a quase US$ 19 mil, o que, considerando a cotação das moedas nesta sexta-feira (29), significa mais de R$ 70 mil.

É que, quando astronautas estão no espaço, a ausência de peso causada pela microgravidade muda seus corpos, com a redução no estresse físico fazendo com que seus músculos e ossos se fragilizem, e os fluidos corporais se deslocam em direção à cabeça. Então, uma maneira de simular os efeitos da ausência de peso é manter uma pessoa deitada, e os cientistas esperam que esse estudo sirva para desenvolver métodos de neutralizar, ou ao menos minimizar, os impactos da falta de peso em futuras missões espaciais.

Hoje em dia, astronautas que vivem na Estação Espacial Internacional precisam passar boa parte de seus dias se exercitando, justamente para que a falta de peso não cause danos mais sérios em seus organismos. Sendo assim, estudos do tipo podem criar soluções que, de repente, dispensem tanta “malhação”, com esse tempo gasto com exercícios sendo destinado a outras atividades.

“O voo espacial tripulado continuará a ser importante no futuro, a fim de realizar experimentos em microgravidade, mas devemos torná-lo mais seguro possível aos astronautas. Este estudo oferece aos pesquisadores espaciais de toda a Europa e dos EUA a oportunidade de trabalharem juntos e, em conjunto, adquirir o máximo de conhecimento científico possível sobre a fisiologia humana”, disse Hansjörg Dittus, do Centro Aeroespacial Alemão.

Durante os dois meses de estudo, as mulheres selecionadas farão toda e qualquer atividade deitadas, incluindo comer, tomar banho e fazer suas necessidades fisiológicas. Cada uma delas ficará em um quarto privado em uma cama inclinada em 6 graus, com a cabeça para baixo (tal qual na foto acima), e uma equipe de nutricionistas será a responsável por elaborar as refeições devidamente balanceadas para que as participantes não engordem enquanto recebem todos os nutrientes necessários.

O primeiro grupo de participantes já foi selecionado, envolvendo 12 homens e 12 mulheres, e os primeiros dias da missão começaram na última terça-feira (26). Mas a próxima rodada do estudo ainda precisa de mais mulheres que topem participar, com a tarefa acontecendo entre setembro e dezembro deste ano.

Se você for uma mulher saudável, com entre 24 e 55 anos de idade, não fumante e que fale alemão com certa fluência, pode se candidatar. Mas, claro, precisa ter a certeza de que conseguirá permanecer deitada 24h por dia por dois meses sem enlouquecer. Interessadas devem se candidatar pelo site do Centro Aeroespacial Alemão.

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *