Garopaba – Imbituba: vem aí uma piscina de onda, gigante

EM 4 fev, 2019

A moda da vez em piscinas.

Uma gigante e de ondas.

por JotaB, Floripa, 4/Fev/19.

Estamos no verão, altas temperaturas, isso remete à água, praia, piscina, ondas…  Opa, piscina? ondas?

Pois é. Numa tarde de sábado, assistindo o programa do global Luciano Hulk, o “Caldeirão do Hulk”, acompanhei uma conversa interessante entre o brasileiro e o surfista hawaiano Kelly Slater. Mas o que chamou a atenção dentro da entrevista, foi a apresentação e demonstração de uma pisciana, grande, que reproduz as ondas iguais à do mar.

Slater é undecacampeão mundial de surf, e competiu nos X-Games de 2003 e 2004. Em maio de 2005, na final do Billabong Tahiti Pro em Teahupoo, Slater tornou-se o primeiro surfista a ter duas notas máximas no sistema de pontuação de duas ondas da ASP (a conquista correspondente ao sistema anterior de três ondas pertence a Shane Beschen em 1996). Slater acompanhou a evolução e as mudanças do esporte durante duas décadas, inspirando surfistas de duas gerações, sendo considerado por muitos como o maior surfista de todos os tempos.

Até que um dia…

Na entrevista ele fala da vontade de ter um mar de ondas só pra si. Foi quando nasceu a ideia da construção de uma piscina com ondas. Mas, não é qualquer piscina.

piscina de ondas original do Hawaiano Kelly Slater foi construída em Lemoore, no interior da Califórnia, nos Estados Unidos.

O 11 vezes campeão do circuito mundial disse que a tecnologia de ondas artificiais é realização de sonho e que ajuda no desenvolvimento do esporte. “Para mim, o surfe foi sempre sobre a aventura, as viagens e o oceano, mas esta onda abre novas oportunidades para o esporte sem retirar o verdadeiro espírito que atraiu muitos de nós em primeiro lugar”, comentou.

Dali nasceu uma liga para tratar desse esporte.

A Liga é acionista majoritária da empresa de Slater e desenvolve um projeto para construir uma réplica (não se fala em tamanho) numa área próxima de São Paulo, capital, com previsão de início de obras em 2019. O espaço contará com restaurantes e outras atrações.

Bom, disso tudo, nasce a concorrência.

Ainda no ano passado, foi divulgado interesse da Wavegarden, empresa pioneira na tecnologia e concorrente da Kelly Slater Wave Co. Um representante da companhia esteve em Garopaba (SC) com intuito de trazer o projeto Surfland para solo brasileiro.

A primeira piscina (ou lago de ondas) criada nos tempos modernos, a wave pool da Wavegardem, pode estar definitivamente desembarcando no Brasil. As primeiras unidades, construídas em países da Europa, viraram uma febre – e um sonho – no meio do surf, em regiões remotas para a prática deste esporte, longe do mar.

Segundo informações, um grupo de investidores está por trás dessa façanha, que pode sim ser construída em Santa Catarina, entre Garopaba e Imbituba. Já tem um local definido: ao lado do Condomínio Rosa Internacional. Além disso, promete ser estabelecido com um empreendimento imobiliário moderno e amplamente sustentável, respeitando o local e meio ambiente. A enorme piscina acompanhará um hotel cinco estrelas, condominio de casas e shopping.

O projeto está em fase final de prancheta , bem como em fase de concessão de licenças ambientais e adminsitrativas e a obra deve começar logo. Será um empreendimento de alguns anos até ser concluido totalmente. Concretizado, Garopaba entrará para o circuito mundial do surf em piscinas de onda.

 

 

 

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *