FESTIVAL rodando por SC

EM 18 maio, 2017

O grupo catalão Cia. Jordi Bertran retorna à Capital catarinense para a abertura do 11º FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação, que começa sábado. Neste ano, o evento de artes cênicas terá 36 apresentações de 13 companhias em Florianópolis, São José, Biguaçu, Joinville, Siderópolis e Balneário Camboriú.

A montagem Poemes Visuals, que encerrou o festival em 2012, será apresentada no Teatro do CIC em duas sessões: no sábado, às 20h, e no domingo, às 15h. O espetáculo inspirado nos poemas visuais do poeta catalão Joan Brossa utiliza a técnica de manipulação direta. É indicado para todas as idades e traz para a cena um poeta que descobre que a partir das letras pode criar poesia, sem que seja preciso construir palavras.

— Imagina um pedacinho de espuma criando vida no palco. A Cia. Jordi Bertran está comemorando 40 anos e trazê-la novamente é uma forma de carinho — explica Sassá Moretti, coordenadora geral do FITA e professora do departamento de artes da UFSC.

Até o dia 27, o festival terá uma programação intensa de apresentações que utilizam linguagens como teatro de sombras, máscaras, luva, manipulação direta, manipulação com vara, manipulação de fios e teatro híbrido, com projeções audiovisuais.

fest1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na programação, há duas peças catarinenses: Um Encanto em Nagalândia, da Entreaberta Cia. Teatral, e O Misterioso Sumiço do Boi-de-Mamão, do Clã de Livres Arteiros, ambos de Florianópolis. Como o festival foi contemplado pelo edital Iberescena, 40% da programação teve que ser de países da América Latina.

Em Florianópolis, as apresentações poderão ser vistas no Teatro Ademir Rosa (CIC), no Centro de Cultura e Eventos UFSC, no Largo da Catedral, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no Sesc Prainha e no Teatro da UFSC. Em Biguaçu, as apresentações serão no Casarão Born; em Siderópolis, no Siderópolis Clube; em Joinville, no SESC Joinville; em Balneário Camboriú, no Teatro Bruno Nitz; e em São José, na EEB Francisco Tolentino.

Por: Yasmine Fiorini

FONTE: DC

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *