Eles podem estar escondidos em teu Celular

EM 22 out, 2019

Vírus disfarçados podem estar econdidos em Android

por JotaB, Fpolis, 22/10/19, 9hs

São 15 aplicativos que podem estar escondidos em celulares Android entregando anúncios sem que o usuário perceba. Esse foi o recente alerta da Sophos, empresa especializada em soluções de segurança. Embora não estejam mais disponíveis na Google Play, há uma grande chance de ainda estarem presentes em milhares de celulares.

Esses apps são ‘adware’, ou seja, criados para bombardear as vítimas com propaganda. Todos se disfarçavam como utilitários comuns para tarefas simples, como editores de imagens ou leitores de códigos QR.

Eles se utilizam de variadas táticas de camuflagem. Quando instalados, ocultam o próprio ícone e o substituem por um atalho. Ou ainda, caso o usuário tente desinstalá-lo, apenas o atalho é apagado, dando a falsa impressão de que foi realmente desinstalado do celular; outros, adotam um ícone genérico e alteram o nome para se passarem por um serviço do sistema ou ferramenta do fabricante do smartphone, como ‘Updater’, ‘Time Zone Service’ ou ‘Backup’. Assim, o usuário não suspeitará de nada se, porventura, for conferir a lista dos aplicativos instalados na tela de configurações.

De acordo com a Sophos, todos os apps surgiram na Google Play este ano, e um deles (chamado Free Calls & Messages) já acumulava 1 milhão de downloads.

Confira a lista completa e veja se você baixou algum deles (e se o fez ou percbeu a presença deles em teu Android, procure ajuda especializada):

Reprodução

 

 

 

 

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *