Economizar Água no processo de Limpeza Doméstica

EM 15 jul, 2016

DICA DO DIA: COMO ECONOMIZAR ÁGUA QUANDO ESTAMOS LIMPANDO NOSSA CASA

A água se tornou um bem ainda mais valioso, principalmente com a crise hídrica que não se restringe à certas micro-regiões do país em épocas específicas, pois essa “crise” é fruto de problemas hídricos de algumas décadas e levada à várias regiões do país. Portanto, incertos de que rumos a iniciativa pública e privada tomará nos próximos anos e décadas, é importantíssimo, hoje, reduzirmos o consumo de água na limpeza da casa, que se tornou um dever de todo cidadão. Aqui vão 7 dicas que extraímos do site limpezaveja.com.br:

  1. Reutilizar é a palavra chave. Reaproveite a água da chuva, da máquina de lavar e do banho para a limpeza de pisos. Se for armazenar água não esqueça de deixar os recipientes bem tampados para não atrair o mosquito da dengue.
  2. Ao invés de usar esponja com água e detergente para limpeza de seu fogão utilize produtos desengordurantes que elimina as gorduras com maior eficiência, utilizando pouco do produto sem precisar de enxague e garantindo uma secagem rápida.
  3. Lavar a louça é uma das tarefas que mais desperdiçam água. Para ajudar a economizar, retire todos os restos de alimentos dos pratos e mergulhe-os em água com detergente. Aguarde alguns minutos até que a gordura dos itens se dissolva e não se esqueça de ensaboar a louça com a torneira fechada.
  4. Para limpeza do dia a dia você não precisa mais de água, basta aplicar o produto para garantir a limpeza e diversas superfícies com eficiência e praticidade.
  5. A lavagem de roupa, ao invés de ser feita diariamente, deve ser executada em duas ou três vezes por semana. Acumule uma quantia suficiente que a máquina suporte em uma lavagem, ou de acordo, com a tua disponibilidade de tempo na semana. Assim, racionamos água e tempo.
  6. Na limpeza de vidros, espelhos e acrílicos evite o uso de água e procure utilizar produto específico para esse fim, que garante brilho e uma limpeza eficiente sem precisar de enxague.
  7. Em vez de usar mangueira para lavar a calçada crie o hábito de varrer apenas com a vassoura. Se houver acúmulo de pó (terra) que necessariamente precise de água, concentre fazer isso uma única vez na semana e de forma equilibrada. Após chuvas, por exemplo, torna-se desnecessário a lavagem.

Como o assunto é extremamente relevante, existem uma infinidades de dicas e observações que podemos, no dia-a-dia, ir observando e utilizando. Economizando água, tudo é válido.

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *