Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído

EM 24 abr, 2019

Vamos falar de barulho?

O Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído, International Noise Awareness Day (INAD) foi criado em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing, que hoje é a Center for Hearing and Comunication, organização que visa promover o evento mundial de conscientização, que consiste em 60 segundos de silêncio, a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana.

Mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas densas. Restaurantes, lojas, hotéis ou escritórios desconfortavelmente barulhentos são suficientes para manter os clientes afastados. Ao planejar uma reunião ou mesmo sair à noite com amigos, estamos conscientes de selecionar um local onde possamos nos concentrar e ouvir um ao outro. Quanto mais barulhento fica nosso mundo, mais difícil é nos concentramos nos sons que realmente queremos ouvir.

E quando estamos no inerior de nossas casas ou escritório, a grande maioria (afinal, tem os que curtem o barulho) procura se manter longe dos ruidos, principalmente os mais severos.

Uma obra na vizinhança, a rua quando muito movimentada, uma festa na casa ao lado, uma fábrica ou comércio que gera muito barulho, são todos os entraves do mundo atual.

Então, a ordem do dia passa a ser como isolar o barulho, como forma de evitá-lo, não deixar que ele atrapalhe nossas atividades, principalmente nossa concentração.

(Se você busca uma solução para por fim à esse incomôdo, clique AQUI.)

 

Hoje, dia 24 de Abril, como em todos os anos, se marca a data para se falar do tema barulho e tudo o que nele está envolvido, inclusive dos prejuizos para nossa sáude, física e mental.

Várias empresas desenvolvem hoje algum tipo de atividade neste sentido.

Independente disso, nós podemos fazer a nossa atividade: fazer UM minuto de silêncio em pról desta causa.

Em São Paulo, por exemplo, hoje a PróAcústica promove o “Manifesto do Silêncio“, ou seja, 60 segundos de silêncio. Das 21h29 às 21h30, no Minhocão – Via Pres. João Goulart – São Paulo, SP, onde os participantes ficarão em silêncio absoluto.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a poluição sonora é o segundo maior agente poluidor ambiental, depois da poluição do ar. A poluição sonora é fator prejudicial à saúde pública.

Em prol da campanha, desde 2014, a ProAcústica organiza ações e realiza diversas atividades, como a realização da Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora que, durante 3 anos, discutiu a necessidade da elaboração de um Mapa de Ruído para a cidade de São Paulo. Como resultado dessa mobilização foi criada a Lei 16.499 Mapa de Ruído Urbano, de 21/07/2016, que instituiu a obrigatoriedade de implantação do Mapa de Ruído no Município de São Paulo.

Com o objetivo de reunir as informações e premissas para definição de uma metodologia para elaboração do projeto piloto de Mapa de Ruído para São Paulo, a ProAcústica constituiu o Comitê Acústica Ambiental e o GT Grupo de Trabalho Mapa de Ruído. Dos 20 especialistas participantes, 3 possuem experiência na implantação de mapas de ruídos na Espanha e na França.

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *