Deixe o calor do lado de fora. Com Janela de PVC.

EM 6 abr, 2018

O que uma janela de PVC pode fazer por você.

Temos tratado muito do tema que retratam, entre outros atributos, a questão do barulho. E na argumentação, temos intitulado o “deixe o barulho do lado de fora”. Ok, que o barulho fique lá fora… mas e o calor?

Então, hoje e aqui, vamos falar do calor. Ou melhor, como tratar do calor em ambientes fechados.

Na grandeza de nosso planeta, os países do hemisfero norte sofrem demasiadamente com o frio, que é extremo principalmente em regiões onde a neve se faz presente na maior parte do ano. Como a vida nestes últimos milênios começaram lá na parte de cima da Terra, podemos afirmar que combater o frio era -e portanto, sempre foi-, uma das principais atividades do homem. Registra a história que os nórticos, por exemplo (e aqui lembramos dos Vikings, homens gigantes, truculentos e de grande poder físico e crueldade), quando não estavam guerreando ou se alimentando, estavam do lado de uma fogueira; na verdade, só quando estavam guerreando é que não estavam perto do fogo. Essa foi a herança deixada para o mundo moderno.

Então, bem lá na europa, surgiram  os pesquisadores que se voltaram a encontrar uma solução que mantivesse os lares aquecidos. Foi lá, principalmente na Alemanha, que surgiram as primeiras indústrias à explorar uma material que pudesse reunir atributos que permitisse auxiliar nesse caminho.

Lá, surgiu o PVC. (se quiser saber mais sobre o PVC, clique aqui.)

O grande diferencial das Janelas de PVC é sem dúvidas, o isolamento térmico. Isso porque a forma com que se compõem os polímeros, entre os quais se enquadra o PVC, faz com que ele seja um material naturalmente isolante.

Essa característica interfere diretamente no conforto ambiental da casa, pois faz com que não se sinta as interferências das alterações climáticas severas do exterior. Bom, se funciona para combater o frio, funciona para combater o calor. Afinal, isolar é isolar, não importe o que.

Claro que testes foram feitos, pesquisas, erros e acertos, até que encontrassem todos os pontos de equilibrio e funcionalidade.

Então, alvenaria bem constituída, portas e janelas em pvc termoacústicos, podemos dizer que tanto o barulho, quanto o friio ou o calor, ficam literalmente do lado de fora. Você controla, regula, como quer a temperatura dentro do ambiente que é guarnecido por portas e janelas de pvc termoacústico.

Para manter o ambiente a uma temperatura agradável sem perder para o ambiente externo, o frio que o ar condicionado gera faz com que o consumo com energia diminui, então podemos dizer que as Janelas de PVC são amigas da economia e ecologicamente sustentáveis, pois quando se gasta menos energia, se polui menos e consequentemente se protege o planeta para as gerações futuras.

A Explicação

Todos os corpos são constituídos por átomos e estes são formados por partículas com pequenas dimensões que são os nêutrons (não possuem carga), os prótons (partículas de carga positiva) e os elétrons (partículas de carga negativa). Os nêutrons juntamente com os prótons ficam no interior do núcleo, e os elétrons ficam na eletrosfera. Para manter esses elétrons sempre em órbita na eletrosfera, existem forças internas que os seguram, não deixando que os mesmos escapem. No entanto, quanto maior a distância entre a órbita e o núcleo, mais fraca é a força que mantém o elétron preso ao átomo, pois, dessa forma, pode se mover com certa liberdade no interior do material, dando origem aos chamados elétrons livres.

O que determina se um material é condutor ou isolante é justamente a existência dos elétrons livres. São eles os responsáveis pela passagem e transporte da corrente elétrica através dos materiais. São chamados de condutores aqueles materiais onde há possibilidade de trânsito da corrente elétrica através dele como, por exemplo, o ferro. Este é um elemento químico que possui dois elétrons na última camada, os quais estão fracamente ligados ao núcleo. Dessa forma, o ferro se torna um ótimo condutor de eletricidade.

Com os materiais isolantes, também chamados de materiais dielétricos, ocorre o processo inverso. Nesses materiais, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres ou a quantidade é tão pequena que pode ser desprezada. Dessa maneira, não permitem passagem de corrente elétrica. São bons exemplos de materiais isolantes: o vidro, a borracha, a cerâmica e o plástico.

O que determina se um material será bom ou mau condutor térmico são as ligações em sua estrutura atômica ou molecular. Assim, os metais são excelentes condutores de calor devido ao fato de possuírem os elétrons mais externos “fracamente” ligados, tornando-se livres para transportar energia por meio de colisões através do metal. Por outro lado temos que materiais como lã, madeira, vidro, papel e isopor são maus condutores de calor (isolantes térmicos), pois, os elétrons mais externos de seus átomos estão firmemente ligados.

Os líquidos e gases, em geral, são maus condutores de calor. O ar, por exemplo, é um ótimo isolante térmico. Por este motivo quando você põe sua mão em um forno quente, não se queima. Entretanto, ao tocar numa forma de metal dentro dele você se queimaria, pois, a forma metálica conduz o calor rapidamente.

A neve é outro exemplo de um bom isolante térmico. Isto acontece porque os flocos de neve são formados por cristais, que se acumulam formando camadas fofas aprisionando o ar e dessa forma dificultando a transmissão do calor da superfície da Terra para a atmosfera.

vento 3

Quer fazer um teste?

Simples. Faça uma visita em nosso showroom, na Rodovia SC 281 (estrada que vai para São Pedro de Alcântara, na região metropolitana de Florianópolis), nº 2505, próximo ao aeroclube de São José.

O showroom possui está instalado junto de parte da administração da Empresa. Assim, são várias salas onde existem pessoas trabalhando em ambientes com portas e janelas, de vários modelos, todas com PVC termoacústico. É a melhor maneira de comprovar a qualidade e eficiência.

Na principal sala, no térreo, uma porta de camarão separa ambientes e as portas e janelas selam o ambiente de tal forma que, permanecendo dentro do ambiente, dois testes podem ser comprovados: primeiro, não se ouve o barulho que provém da rodovia, que é de trânsito pesado o tempo todo; também não se ouve o que se passa (sons e conversas) da sala ao lado. Depois, no segundo momento e teste, a temperatura: você regula o ar condicionado para a temperatura que quiser e, estando ela climatizada e estabilizada, ao trocar de ambiente se comprova essa eficiência. Se estiver em dias frios, regular o ar condicionado para ar quente e fazer a checagem.

Agora, imagine essa qualidade e resultado em tua casa, naquele aconchego na hora de estar com seus entes queridos, na hora de um bom filme, um bom cineminha, do sono…

Fonte: minhajaneladepvc.com.br (partes do texto reproduzidas integralmente) e lohnesquadrias.com.br

 

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *