Coisas que o Chrome pode fazer por nós

EM 4 jul, 2019

Nem tudo que tem na água é peixe…

por JotaB, Floripa, 4/7/19, 12h55m

Você já deve estar cansado (e severamente bravo por isso) com aqueles contínuos retângulos que surgem na hora que você menos espera, no canto inferior da tela de seu computador, trazendo alguma forma de propaganda ou publicidade. Surgem também em outras áreas de sua tela. Em alguns casos, amais de um por vez; Alguns são piscantes, outros modestos chamariz. Mas todos, sem distinção, são incômodos.

É a forma de se fazer uma publicidade “oculta”, para custear um projeto, uma tarefa contratada, de um cliente da página em que você está; ou meramente, como forma de fazer dinheiro.

Mas isso está com os dias contados.

Pelo menos, boa parte deles.

O Chrome se diz preparado para passar a bloquear anúncios que consomem muitos recursos do computador dos usuários. Nova função deve chegar em uma atualização futura do Chrome.

O recurso, que ainda está em desenvolvimento, é chamado de “Intervenção de anúncio pesado”. O plano inicial da empresa é bloquear propagandas que usam mais de quatro megabytes de largura de banda ou que usam recursos do processador por 60 segundos ou mais, o que pode prejudicar a experiência dos usuários do Chrome.

Quando um desses anúncios for bloqueado, uma simples mensagem vai aparecer dizendo que ele foi removido. Além disso, será disponibilizado um link com detalhes explicando o motivo pelo qual aquela propaganda foi bloqueada. No entanto, os critérios para definir esses anúncios ofensivos “podem ser alterados à medida que mais dados estiverem disponíveis”.

Muitos devem pensar que o Google está sendo bondoso com os usuários ao bloquear automaticamente alguns anúncios, mas vale lembrar que ao mesmo tempo a empresa opera uma das maiores redes de publicidade online do mundo, a AdSense, e está restringindo o uso dos famosos ‘adblocks‘ de terceiros em seu navegador.

E vale lembrar também que existem recursos adicionais no Sistema Chrome (ver Ferramentas) que permitem usar bloqueadores de programas para conter vírus e programas indesejáveis.

 

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *