Castelos Esquecidos. A Arquitetura que influenciou a moda da monarquia.

EM 18 nov, 2017

Castelos Abandonados.

Os desejos (realizados ou não)

de morar em um castelo mesmo sem ser um Rei.

Os castelos foram, segundo a história da humanidade, grandes alicerces que serviam para separar quem mandava de quem era mandado.

Simples assim.

O rei e sua família, e toda a burguesia que sustentava a corte, morava em castelos. Era sinal de poder e do ego de ser admirado pelos súditos.

O rei e sua família era sustentado pelo dinheiro recolhido dos impostos e pelos negócios que a família real tinha, normalmente e inicialmente um dia começado também à partir do dinheiro de impostos também. A burguesia tinha os bens dotados, os ricos, que normalmente eram comerciantes, que tinham seus próprios negócios de fazer renda, mas, se sustentavam também pelas “saias” reais.

Nesse foco, morar em um castelo dava status. E para muitos contemporâneos, ainda é o sonho.

Por isso, ao longo da história, muitos ainda vivendo em regimes monarcas, acabaram construindo seus próprios castelos. Ainda hoje, em plena revolução tecnológica e do fim de quase todos os regimes monarcas pelo Mundo, ainda tem uns que sonham com essa conquista.

Entretanto, pelo Mundo a fora, muitos castelos foram dizimados, esquecidos e abandonados. E no Brasil, não foi diferente.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, temos menos castelos abandonados do que muitos países europeus. E temos vários castelos em pleno uso até hoje. e lá vai a lista:

1. Castelo Itaipava, no Rio de Janeiro

10 castelos no Brasil que parecem ter saído dos livros (Foto: Reprodução)

Este antigo Castelo em Petrópolis é hoje um luxuoso hotel na região serrana do Rio. Construído na década de 20, ele hoje também abriga eventos e convenções. No passado, era a morada do barão José Smith de Vasconcelos, nobre português radicado no Brasil. A construção é do arquiteto Fernando Valentim, mas a família proprietária garante que o urbanista Lúcio Costa (que projetou Brasília) fez várias sugestões durante a obra.

2. Castelo da Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro

Ilha Fiscal (Foto: Reprodução)

Esta é uma das construções históricas que remetem à arquitetura de um chateau — um pedido do próprio imperador Dom Pedro II na época. A propriedade possui um estilo gótico-provençal, inspirada nas obras do francês Viollet-le-Duc, e é assinada por Adolpho José Del Vecchio. Hoje abriga o Museu Naval.

3. Castelo Zé dos Montes, no Rio Grande do Norte

10 castelos no Brasil que parecem ter saído dos livros (Foto: Reprodução)

O nome do Castelo é próprio dono, Zé dos Montes, que imaginou uma construção nestes moldes no topo desta colina no município de Sítio Novo. Ao centro da construção rústica, há uma capela em homenagem à Nossa Senhora.

4. Castelo de Engady, no Rio Grande do Norte

10 castelos no Brasil que parecem ter saído dos livros (Foto: Reprodução)

Inspirado na passagem bíblica que conta que o rei David se escondeu na fonte de Ein Gedi, o monsenhor Antenor Salvino de Araújo criou este castelo com sete torres — número bíblico da completude — na cidade de Caicó. A propriedade, que ficou pronta na década de 70, já sediou um Mosteiro de Clarissas e o Corpo de Bombeiros de Caicó temporariamente.

5. Castelo Furlani, em Pederneiras, São Paulo

                                (Foto: Reprodução)

A pequena cidade de Pederneiras, com seus quase 45 mil habitantes, possui uma construção curiosa: um castelo inspirado na região italiana de Trentino Alto Ádige, que fica quase na Áustria.  A obra foi feita pelo engenheiro italiano Fausto Furlani em 1914, que criou o castelo para se lembrar de casa. Por ser uma propriedade privada, não é permitida a visitação.

6. Castelo Mourisco de Manguinhos, no Rio de Janeiro

10 castelos no Brasil que parecem ter saído dos livros (Foto: Reprodução)

Também no Rio de Janeiro, o Pavilhão Mourisco é o prédio símbolo da Fundação Oswaldo Cruz com referência à arquitetura árabe-espanhola. A construção possui azulejos, ladrilhos hidráulicos nos pisos, vitrais coloridos, colunas e arcos típicos deste estilo arquitetônico.

7. Castelo de Pedras Altas, no Rio Grande do Sul

10 castelos no Brasil que parecem ter saído dos livros (Foto: Reprodução)

Construído no início do século 20, este castelo do diplomata Joaquim Francisco de Assis Brasil faz parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado. O prédio foi construído neste estilo para a segunda esposa do proprietário, Lydia. Lá, foi assinado o acordo que pôs fim à revolução gaúcha de 1923.

8. Castelo Batel, em Curitiba, Paraná

10 castelos no Brasil que parecem ter saído dos livros (Foto: Reprodução)

Inspirados nos castelos do vale do Loire, na França, este palácio ficou pronto na década de 20 em Curitiba e hoje é palco de festas e eventos. Localizado na área mais nobre da cidade, hospedou grandes personalidades, entre eles os presidentes João Goulart, Jânio Quadros e Juscelino Kubitschek.

9. Castelo São João, em Pernambuco

10 castelos no Brasil que parecem ter saído dos livros (Foto:  Reprodução)

Em estilo gótico, este castelo em Recife foi um desejo do colecionador pernambucano Ricardo Brennand, que desde cedo acumula armas de todos os tipos e de várias partes do mundo — criando o Instituto Ricardo Brennand. É possível ver por ali: adagas, canivetes, espadas, armaduras — além de algumas obras de arte, principalmente a coleção privada do pintor holandês Frans Post. O espaço é aberto a visitação do público, de terça a domingo.

10. Castelo de Joinville, em Santa Catarina 

(ainda em construção)

10 castelos no Brasil que parecem ter saído dos livros (Foto: Reprodução)

Há 20 anos, o massoterapeuta Leonardo Caradelli se dedica construir um castelo em Joinville, seu sonho de infância. A obra tem hoje 700 metros quadrados (sendo 7 salas, seis quartos, cinco banheiras e três cozinhas), mas ainda faltam alguns detalhes para que esteja de fato pronta. O prédio, e suas torres, chamam a atenção na região. Aos fins de semana, inclusive, o dono abre o castelo pra visitação agendada.

 

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *