Aniversariantes do dia

EM 5 abr, 2019

Hoje, os Parabéns vão para…

ARAQUARI

Paranaguá-Mirim“, cujo significado é “boca de barra“, foi  o primeiro nome do lugar, dado pelo cidadão português Manoel Vieira.

Araquari está focada na agricultura, com destaque para as culturas do arroz, da banana e, é claro, do maracujá – a que mais se destaca e caracteriza a cidade como a Capital Catarinense do Maracujá, cidade que hoje tem aproximadamente 30 mil habitantes.

Localizada no norte de Santa Catarina, Araquari está na região de São Francisco do Sul e de Joinville.

 

CAMBORIU

Vizinha de Balneário Camboriu, de onde ela inicialmente se originou, a cidade de Camboriu tem hoje aproximadamente 65 mil habitantes e vive do comércio e indústria, como uma cidade de apoio ao turisto de Balneário e como uma cidade “dormitório”.

No princípio, Camboriu era uma vila de Itajaí, depois se emancipou e virou a Balneário Camboriu. Anos mais tarde, com a construção do forum da comarca na parte nova da cidade (que muitos chamavam de “nova camboriu”), a cidade começou a ser “dividida”; e ainda, depois da construção da BR 101, a divisão se tornou mais acertiva e o bairro se emancipou, tornando-se apenas “Camboriu” de um lado da BR e do outro, próximo ao mar, a Balneário.

A cultura inicial, que gerou no princípio a cidade, vinha do mar, através da pesca, que, com a emancipação ou divisão da cidade, esta cultura foi interrompida. Atualmente se retomou a discussão visando se querer extinguir a emancipação e Camboriu poder voltar a ser um Distrito de Balneário (e essa discussão vai longe…).

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *