A Santa Catarina que estamos criando

EM 20 set, 2019

SC é mais expressiva em cidades inteligentes no país

por JotaB, SJosé,20/9/2019.

Faz tempo que venho observando (e falando por onde passo) o quanto Santa Catarina evoluiu quando comparada com outros estados do Brasil. E os números, de várias fontes, são os comprovantes deste argumento.

Na minha primeira passagem por SC, início dos anos 90, observei que o vizinho RS era emergente e estava se encamainhando para superar, em vários quesitos, meu estado natal, São Paulo.

Até aconteceu. Mas com as gestões públicas de qualidade duvidosa e ineficazes processos, agravou uma crise financeira que colocou os gauchos num processo reverso, desinteressando o capital de investidores que então, resolveram migrar para outros destinos.

Entre estes destinos, Santa Catarina.

Na minha segunda chegada, em 2006, observei que SC estava com o turbo ligado! Minha percepção notou que o Estado caminhava sem depender da estrutura do governo federal, sem se envolver em suas políticas e traquejos. Claro que nem tudo é perfeito, que nenhum governo consegue ser pontual, desinteressado e muito motivador. Mas, independente de que partido (e pessoas) governaram nos executivos e legisalativos, do estado e dos municípios, ficou claro que um grande passo foi dado.

E quando os números falam, a comprovação de que Santa Catarina superou o estado de São Paulo em vários quesitos, se mostra real e atual. Oportuno.

Embora não lidere como estado neste estudo, Santa Catarina está bem no mapa das cidades mais conectadas do Brasil. O levantamento é de um estudo da Urban Systems que revelou o Ranking Connected Smart Cities. 

A cidade paulista Campinas liderou, seguida por São Paulo e Curitiba. Das 20 cidades mais conectadas e mais inteligentes, cinco são catarinenses: Florianópolis (7º lugar), Blumenau (9º), Joinville (15º), Itajaí (16º) e Balneário Camboriú (17º). Isso mostra que Santa Catarina é um Estado diferenciado, com maior uso de tecnologia e melhor qualidade de vida. 

O ranking é elaborado com base em critérios como número de carros pelo total de habitantes, ciclovias, água potável, esgoto, plano diretor estratégico, internet de alta velocidade, cobertura 4,5G, registro de patentes, mortalidade infantil, homicídios, parques tecnológicos, avanço do PIB per capita e geração de empregos. 

Para quem vive em Santa Catarina isso é excelente mas não apenas como reflexo de propaganda, para um puro bem estar social e pessoal, mas reflete na melhora da qualidade de vida. Estudos já estão mostrando que SC possui o melhor indíce de expectativa de vida do país. É um dos destinos turísticos mais escolhidos por brasileiros e estrangeiros. É polo de desenvolvimento na área de tecnologia da informação. E é um dos estados que mais tem investido em infraestrutrura nas áreas de saneamento básico, rodovias e mobilidade.

Então, quando vemos alguma reclamação aqui m nosso estado, sob qualquer aspecto, fica aquela sensação: se aqui que está bom, está ruim com tantos problemas, imaginemos onde já é ruim como estão vivendo nossos irmãos brasileiros!

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *