A importância de uma Esquadria

EM 17 abr, 2019

Questões que muitos não dão importância.

Portas e janelas são um dos itens da casa mais exigidos diariamente em qualquer imóvel, seja casa ou apartamento, isso porque, são acionados sempre que o dia amanhece, o tempo muda ou quando simplesmente precisamos arejar o local e deixar o ambiente mais agradável, com segurança. Muitas pessoas, no entanto, não se dão conta do papel das esquadrias no conforto e salubridade de um imóvel. Na hora da compra, a grande maioria dos consumidores vão pelo preço, prazo de entrega e a estética (beleza e privacidade), deixando de lado questões importantes (se não até mais) como a luminosidade, insolação, ventilação, proteção contra a chuva e ruídos e a segurança.

As questões técnicas, como matéria-prima, tipos de acessórios, medidas e modelo mais indicados, fazem toda a diferença no nível de desempenho do produto no dia a dia. Como as portas e janelas não são ítens que podemos substituir com frequência, é primordial pensar em todos estes quesitos com mais cuidado na hora da decisão de compra.

Com mais de 25 anos de mercado, a Lohn Esquadrias chama a atenção para alguns pontos importantes para o consumidor que precisa adquirir esquadrias:

 

» Adequação à região e ao clima: Onde a esquadria estará instalada? em região litorânea, de serra ou interior? É uma região de muita chuva ou muito vento? O local tem muita incidência de sol? Por estarem diretamente relacionados à salubridade do local, estas questões precisam interferir na decisão final. Espaços abafados, com pouca ventilação e incidência de luz podem afetar a saúde das pessoas. Nas regiões litorâneas ou muito poluídas, as esquadrias de alumínio são bem indicadas, pois oferecem excelência na proteção contra corrosão (claro que aí entra a qualidade do produto).

» O tipo de ambiente (sala iluminada, quarto com privacidade, cozinha e banheiro arejados): o bem-estar num ambiente exige portas e janelas com medidas e modelos adequados. Além de considerar o clima, orientação do vento e posição solar – faces norte, sul, etc., é necessário observar se há prédios em torno do imóvel e considerar o espaço disponível para a abertura da esquadria. A circulação do ar (ou vento) deve ser pensado neste momento.

» Conforto: As pessoas que irão manusear as portas e janelas precisam estar ajustadas à forma de abrir e fecha-las. Os detalhes de como se faz isso, determinará na facilidade (ou não) de abertura e fechamento, não se esquecendo de observar também possíveis ruídos, possibilidades de regulagem e facilidade de limpeza.

» O acabamento: muitos fornecedores entregam esquadrias sem os acabamentos, deixando não só a estética literalmente feia, como todas as ferragens e mecanismos de trava e fechamento, vulneráveis à ação de fatores externos (insetos, ar, poeira, água, etc). O tipo de pintura aplicado na esquadria, deve oferecer resistência mecânica e à corrosão. As esquadrias laminadas exigem mais atenção (as esquadrias laminadas da Lohn, por exemplo, possuem a lâmina fundida ao perfil; muitos fabricantes usam um tipo de cola que, por mais especial que seja, com o tempo faz a lâmina se soltar). Observe ainda a existência de rebarbas ou esquadros imprecisos, que podem causar ferimentos. Trincos e folhas devem funcionar corretamente e de forma segura, e se o produto, de forma geral, oferece resistência a arrombamentos ou deformações causadas pelo uso, além de estanqueidade.

» Idoneidade da marca. Se a segurança é fundamental, optar por marcas que garantam a qualidade dos produtos e serviços devem estar neste rol a ser analisado. De nada adiata um fornecedor dar 10 anos de garantia para um produto, se a empresa dele atua 5 anos no mercado; ou, tem 30 anos de mercado mas, aquele produto pretendido, é fabricado à apenas 5 anos. Verifique se o fabricante atende às normas vigentes e se ele oferece assistência técnica.

» Instalação. O que o vendedor está propondo quanto à instalação? Mesmo que a instalação seja terceirizada, o vendedor tem que dar essa garantia até porque, pelo Código do Consumidor, o comprador não fica à deriva. Muitos se preocupam com o prazo de entrega, mas, mais importante que isso é se, após a entrega existe este serviço de instalalção. As compras virtuais na grande maioria dos casos, não possui instalação, o que já remonta à  um grande problema: as despesas extras para contratar alguém que saiba instalar e saiba instalar o produto que está sendo comprado.

Uma dica valiosa é visitar o fabricante.

Na visita você conhece a Empresa, ou seja, o lugar onde o comprador irá depositar seu valioso dinheirinho. Pelas instalações, localização, organização e estrutura, fica mais fácil de se acreditar no potencial que a Empresa tem, haja visto que o comprador compra hoje a sua janela mas, a receberá no mínimo, algumas semanas depois.

Ao se propor de fazer uma visita à Empresa, verifique se ela tem um showroom, pois, possuindo, o comprador  terá instalado (e às vezes em uso) os modelos de portas e janelas que se pretende comprar.

Nos Showroons da Lohn, por exemplo, existem vários modelos de janelas instaladas e em uso, em sua estrutura física, que inclusive, se pode observar in loco, questões muito explicitadas como a termoacústica (atenuação do som e a manutenção da temperatura).

Feito isso, é partir para a negociação e depois, curtir uma casa linda, protegida e confortável para se viver.

 

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *