A CNH em SC ganha recurso on line

EM 4 out, 2019

Já é possível solicitar Renovação de CNH

pela Internet

por JotaB, SJ, 04/10/2019, 15h45m

Entrou em operação ontem, dia 3, um novo recuros on line nos serviços do DETRAN de Santa Catarina.

A Renovação de CNH pela internet.

Na verdade, para simplificar, é a rotina de solicitar o serviço que pode ser feito via internet, diretono site do DETRAN-SC. Antes, a pessoa tinha que ir pessoalmente à um dos escritórios do órgão.

Agora, pela internet, a pessoa preenche um formulário e solicita o serviço. Instantaneamente, o site gera os boletos das taxas e disponibiliza onde a pessoa irá fazer o exame médico (o site indica a clínica conveniada). Pago as taxas e feito o exame, a pessoa vai até o Detran da cidade em que mora para colher as impressões digitais. Feito isso, é só aguardar a liberação do novo documento e depois, retornar ao mesmo Detran, para retirá-lo.

A próxima fase será a entrega do novo documento pelos Correios, no endereço informado pelo motorista, caso ele assim optar no momento da solicitação da renovação. Este outro serviço deverá estar disponível em 2021.

Lembrando que esse serviço só é valido para CNH de Santa Catarina. Documento emitido em outro estado da federação precisa fazer a transferência do documento para SC.

Para acessar o serviço, clique AQUI. (É necessário fazer o cadastro de usuário).

RENOVAÇÃO

A Carteira Nacional de Habilitação tem sua validade coincidente com a validade do exame médico. Para os condutores com menos de 65 anos de idade, a validade é de 5 anos; a partir desse limite, o prazo é reduzido para 3 anos. Há casos excepcionais em que o médico determina períodos mais curtos para o vencimento.

Vencido o prazo de validade do exame médico, o condutor tem 30 dias para providenciar sua renovação. Se for pego ao volante após esse prazo, será enquadrado no artigo 162, item V, do Código de Trânsito Brasileiro, e autuado por infração gravíssima (7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47).

 

Outras Matérias

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *